A FIFA revelou esta noite o relatório da avaliação técnica à candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos à organização do Mundial’2030 e atribuiu-lhe a melhor nota de sempre. Com uma pontuação média de 4,2 (em 5), supera o valor alcançado (4) pelo projeto dos EUA, Canadá e México para 2026. A confirmação oficial da atribuição do Mundial a Portugal, Espanha e Marrocos será a 11 de dezembro, durante o Congresso da FIFA.

O Mundial'2030, no entanto, vai arrancar na Argentina, Paraguai e Uruguai - que vão receber um jogo cada um, como forma de assinalar o Centenário da 1.ª edição do Campeonato do Mundo. No caso dos três países sul-americanos, a avaliação ficou-se pelos 3,6 pontos, assinalando que, individualmente, também cumpriram os requisitos mínimos para receber os respectivos encontros.

"Com base nos resultados acima, bem como nas avaliações completas das propostas, a administração da FIFA determinou que as propostas se qualificam para apreciação pelo Conselho da FIFA e o Congresso da FIFA, por terem ultrapassado os requisitos mínimos para sedear o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030. As propostas poderão, portanto, ser consideradas pelo Conselho da FIFA para serem apresentadas ao Congresso da FIFA", pode ler-se no referido relatório.

A FIFA destaca ainda que, globalmente, a candidatura oferece "propostas muito boas de estádios para receber o Mundial" e também acredita que o projeto apresenta uma "forte posição comercial". A "forte ligação entre as cidades, por viagem aérea, comboio de alta velocidade ou extensas redes de estradas", o "compromisso forte e realista com a sustentabilidade e os direitos humanos", e a "alargada oferta de opções de estadia e atrações turísticas únicas" são outros pontos fortes da candidatura.