
Filipa Martins foi considerada a segunda melhor ginasta feminina europeia de 2024, com 39.4% dos votos, atrás da búlgara Valentina Georgieva, com 53.5%.
A atleta portuguesa, que anunciou o final de carreira depois de fazer história nos Jogos Olímpicos de Paris, ao ser a primeira ginasta lusa a qualificar-se para uma final do all-around, era uma das cinco nomeadas para a eleição da European Gymnastics. As votações encerraram esta quarta-feira.
«É de longe a ginasta artística feminina portuguesa mais bem-sucedida. Filipa Martins ganhou o prémio SmartScoring Shooting Star 2024, em Rimini, pela sua dedicação ao desporto e pela influência em jovens ginastas no seu país. Filipa Martins representou Portugal pela terceira vez nos Jogos Olímpicos em Paris 2024, obtendo o melhor resultado de sempre do país, classificando-se para a final geral, na qual terminou no 20.º lugar», havia justificado o Comité Executivo da European Gymnastics, no momento da nomeação da portuguesa.
A classe de ginástica Top Acro Gym, do Gimnofrielas, venceu o prémio Outstanding Performance 2024, ao receber 46,5% dos votos, e Rui Cansado, ginasta de Aeróbica, que também se encontrava nomeado para a mesma categoria, ficou em segundo lugar com 43.1%.
Filipa Martins esteve presente em três Jogos Olímpicos - Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2020 e Paris2024 -, nos quais obteve a melhor classificação lusa de sempre no all around, e depois anunciou o final da carreira, em setembro.