
O golo de Martinelli aos 90+3' na última quarta-feira selou o adeus do Real Madrid à UEFA Champions League e pode ter acelarado a renovação no banco de suplentes merengue. De acordo com a Sky Sports, o adeus de Carlo Ancelotti à capital espanhol pode acontecer ainda durante o mês de abril, após a final da Taça do Rei frente ao Barcelona no dia 26.
Apesar de ter contrato com o Real Madrid até 2026, Don Carletto pode abandonar os merengues antes do final da La Liga e do início do Mundial de Clubes. Na conferência de imprensa de rescaldo à segunda derrota frente ao Arsenal, o treinador italiano não levantou o véu sobre o futuro «Pode ser amanhã, daqui a 10 dias ou um ano. No dia em que eu sair daqui só terei uma coisa a fazer: agradecer.»
Após a eliminação da prova milionária aos pés dos gunners e a perda de terreno para o líder Barcelona na La Liga, já a quatro de pontos de distância, subiu exponencialmente a pressão sob Carlo Ancelotti, muito cobiçado... no Brasil. O treinador italiano continua a ser o sonho do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues para substituir Dorival Júnior.
Apesar de Jorge Jesus ter sido o alvo prioritário da CBF nos últimos meses, o As avança que o divórcio iminente entre Ancelotti e Real Madrid congelou as negociações com o treinador luso. O objetivo da Confederação Brasileira é contar com o novo comandante a tempo dos próximos compromissos na qualificação para o Campeonato do Mundo, frente a Equador (3 de junho) e Paraguai (8 de junho).
Substituto de Ancelotti deve chegar da Alemanha
Caso Ancelotti abandone Madrid antes do final da temporada e assuma o comando técnico do Brasil, a imprensa espanhola avança que Santiago Solari será o substituto de forma interina. O antigo médio argentino representou os madrilenos como jogador, entre 2000/01 e 2004/05, e como treinador principal durante 31 jogos na temporada 2018/19.
Ainda assim, o regresso de Solari ao banco de suplentes do Santiago Bernabéu apenas aconteceria até ao final da presente temporada. Para uma solução a longo prazo, dois nomes ganham força no seio dos merengues: Xabi Alonso e Jurgen Klopp.
No caso do timoneiro do Bayer Leverkusen trata-se de um amor antigo. Depois de ter recusado as abordagens do Bayern Munique e do Liverpool na época passada, Xabi Alonso não confirmou a continuidade na Bay Arena em 2025/2026.
O jornal alemão Bild avança que o Real Madrid é o único clube que Xabi Alonso considera suficientemente atrativo para abandonar o Bayer. A mesma fonte avança que existe um acordo verbal entre as duas partes que permite que o antigo médio se transfira para um gigante europeu, a troco de uma verba superior a 10 milhões de euros.
Ainda assim, a imprensa espanhola avança que a hipótese Alonso está a perder força no seio do Real Madrid, face ao aparecimento de uma solução mais experiente e mediática: Jurgen Klopp. Segundo o diário Sport e o portal brasileiro UOL Esporte, o atual diretor desportivo do Grupo Red Bull apenas estará disponível para regressar aos banco de suplentes em projetos que considere atrativos e nos quais possa ter controlo total e hipótese de ganhar títulos.
Desta forma, Klopp abre a porta ao Brasil e ao Real Madrid que, por sua vez, considera o técnico alemão uma lufada de ar fresco do ponto de vista tático e da gestão do plantel, e um antídoto ao modelo de jogo que Hansi Flick tem implementado no Barcelona.