Cristiano Ronaldo completa esta quarta-feira 40 anos. Federação Portuguesa de Futebol deixou mensagem ao jogador.

Cristiano Ronaldo faz esta quarta-feira 40 anos e já foi felicitado pelo Sporting, Real Madrid e Jorge Mendes, antigo agente do jogador. A Federação Portuguesa de Futebol também deixou uma mensagem ao avançado português :

«É, comprovadamente, o melhor jogador de todos os tempos: tem 217 internacionalizações e marcou 135 golos ao serviço da equipa principal, tornando-se assim o jogador que lidera o livro dos recordes mundial em matéria de presenças e golos marcados ao serviço de qualquer país», pode ler-se início.

«Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, nascido no Funchal, Ilha da Madeira, faz hoje 40 anos, arrecadou ainda cinco bolas de ouro; foi quatro vezes o melhor futebolista da Europa (UEFA), quatro botas de ouro e foi nove vezes considerado como jogador do ano nos campeonatos inglês (3), espanhol (2), italiano (3) e árabe (1). Foi o melhor marcador em 21 competições diferentes, totalizando até ao momento 923 golos marcados. É inigualável. Único», completam.

Eis a nota na íntegra:

É, comprovadamente, o melhor jogador de todos os tempos: tem 217 internacionalizações e marcou 135 golos ao serviço da equipa principal, tornando-se assim o jogador que lidera o livro dos recordes mundial em matéria de presenças e golos marcados ao serviço de qualquer País.

A sua história ao serviço da Equipa das Quinas começou, no entanto mais cedo, serviu por 34 vezes as equipas nacionais de escalões mais baixos (sub-15, sub-17, sub-20, sub-21 e Olímpicos) tendo marcado por dezoito vezes. Participou nos Jogos Olímpicos de Atenas no início da sua carreira.

Cumpriu a sua primeira internacionalização AA aos 18 anos, uma semana depois de ter assinado contrato com o Manchester United, dia 20 de agosto de 2003, num jogo de preparação, realizado no Estádio Municipal de Chaves, contra o Cazaquistão.

O selecionador à época, Luiz Felipe Scolari, lançou Ronaldo na 2.ª parte, substituindo Rui Costa. O jogo terminou com uma vitória de Portugal por 1-0.

Em outubro de 2012, nove anos depois da sua estreia, o internacional português chegou aos 100 jogos pela Seleção Nacional num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014. Foi no Estádio do Dragão, diante da Irlanda do Norte (1-1) com Paulo Bento ao leme. No quarto encontro com Roberto Martínez como selecionador, no Estádio Laugardalsvollur, em Reiquejavique, realizou o jogo 200 por Portugal.

Nunca falhou uma fase final de um Europeu ou Mundial, foi campeão europeu, em 2016, e vencedor da Liga das Nações em 2019. É o único jogador mundial que já marcou golos em cinco mundiais consecutivos .

Tem ainda o record de mais presenças na fase final do Euro (6); mais jogos no Campeonato da Europa (74, incluindo 30 em fases finais). É, igualmente, o jogador com mais golos em fases finais do Euro (14); o único que marcou em cinco euros consecutivos e o único a fazer hat-trick em três fases finais distintas.

No seu registo conjunto das onze participações em fases finais do Euro e Mundiais também é imbatível: único jogador do mundo a jogar onze fases finais; jogador com mais jogos (52) e golos (22) nestas duas competições.

Ao nível de clubes, o capitão da Seleção Nacional também polvoriza toda a espécie de recordes: é o jogador com mais jogos, 197, e golos, 145, nas competições de clubes da UEFA.

É o melhor marcador de todos os tempos da UEFA Champions League, 140 golos, e o que mais jogos tem na competição (183). Também é o jogador que mais golos marcou numa só edição, 17, em 2013/14; é o maior goleador de todas as competições de clubes da UEFA (145).

Foi o melhor marcador da Champions em seis épocas. Já marcou em três finais da competição e conseguiu fazer o pleno de golos marcados em todos os jogos da antiga fase de grupos. Tem igualmente o recorde de jogos consecutivos, onze, a fazer o gosto ao pé na competição.

Também ganhou o prémio de Melhor Jogador da UEFA quatro vezes e teve o maior número de presenças na equipa do ano (15).

Já conquistou cinco ligas dos campeões; quatro campeonatos do mundo de clubes; duas supertaças europeias; três ligas, uma taça, uma supertaça e duas taças da liga inglesas; duas ligas, duas taças e duas supertaças espanholas; duas ligas, uma taça e duas supertaças italianas; venceu ainda a Supertaça Cândido de Oliveira e, ao serviço do Al-Nassr, a Taça da União de Associações Árabes.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, nascido no Funchal, Ilha da Madeira, faz hoje 40 anos, arrecadou ainda cinco bolas de ouro; foi quatro vezes o melhor futebolista da Europa (UEFA), quatro botas de ouro e foi nove vezes considerado como jogador do ano nos campeonatos inglês (3), espanhol (2), italiano (3) e árabe (1). Foi o melhor marcador em 21 competições diferentes, totalizando até ao momento 923 golos marcados.

É inigualável. Único».