Faltam quatro rondas para o fim da época de MotoGP, e a luta pelo título está totalmente em aberto entre Francesco Bagnaia (Ducati) e Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati).

Só dez pontos separam os dois primeiros classificados, pelo que cada ponto pode vir a ser vital na luta pelo título… e não só os pontos, como também a forma como são obtidos.

Com o cenário que se verifica atualmente, não é de excluir que os dois pilotos terminem a época empatados pontualmente. E, aí, há que aplicar critérios de desempate.

Não será preciso ir muito longe para encontrar o campeão numa situação dessas. O regulamento estabelece que os desempates são feitos considerando os resultados nas corridas de Grande Prémio.

Neste aspeto, Bagnaia tem oito vitórias contra três de Martín. Ou seja: o espanhol precisaria de cinco vitórias para igualar o italiano, mas faltam apenas quatro corridas, pelo que é impossível.

Paradoxalmente, ao liderar o campeonato, Martín poderá não será campeão mesmo se conseguir alcançar os últimos quatro triunfos em corridas principais esta época – tendo em consideração as corridas Sprint.

Num caso de Martín ganhar todas as corridas principais e não pontuar nas Sprint, Bagnaia seria campeão ao ganhar todas as Sprint e sendo terceiro em todas as corridas principais.