A surpreendente decisão da Ducati em escolher Marc Márquez como parceiro de Pecco Bagnaia para a temporada de 2025 continua a gerar discussão no mundo do MotoGP. Gino Borsoi, diretor desportivo da Pramac Racing, partilhou as suas reflexões sobre este movimento polémico, considerando que o seu piloto, Jorge Martín, era merecedor do lugar, ao mesmo tempo que admitiu ver Gigi Dall’Igna completamente encantado com o piloto da Gresini Racing.

Em entrevista ao GP Racing, citado pelo Motosan, o italiano abordou a preferência inesperada da equipa oficial da Ducati por Márquez em detrimento de Jorge Martín, admitindo mesmo alguma surpresa: ‘Foi uma surpresa para mim. Quando ouves o [Gigi] Dall’Igna [Diretor Geral da Ducati Corse], tens a impressão de que está completamente enfeitiçado pelo Marc Márquez e pela forma dele pilotar. Que um campeão como Márquez queira andar na tua moto deve ser bastante gratificante para um engenheiro como ele’.

Borsoi contudo deixou claro que não sabe exatamente todos os detalhes do que aconteceu, mas deixou clara a sua posição sobre o mérito que Martín fez por merecer a oportunidade: ‘Tenho a minha opinião, mas também não conheço todos os meandros desta história. Não podemos entender se não soubermos tudo. Assim que não posso dizer se é bom ou mau, mas tenho direito a pensar que o Jorge Martín merecia juntar-se à equipa oficial Ducati para o ano que vem’.

Perante tal situação, algo que faz parte no mundo do motociclismo, Borsoi esclareceu ainda que resta a Martín seguir em frente, e que as equipas devem pensar a longo prazo: ‘Sim, esta história já é coisa do passado. Isto também faz parte do meu trabalho. As coisas são como são, não há nada que possamos fazer a respeito. De nada lhe serviria ao Jorge continuar a chorar pela sua sorte. Só estaríamos a perder tempo. Tens que planificar com antecedência’.

E concluiu, garantindo que até ao final do ano a Pramac é a única equipa que poderá receber atualizações para a Desmosedici GP24: ‘O que posso dizer é que temos um contrato com a Ducati que especifica que somos a única equipa, com a equipa oficial, que podemos ter desenvolvimentos, atualizações ou a mais mínima peça desenhada para a GP24’.