Ainda a recuperar do adeus à UEFA Champions League, eliminado pelo Arsenal nos quartos de final num total de 1-4, o Real Madrid esteve muito perto de voltar a vacilar, desta feita na LaLiga, e, sem Kylian Mbappé, a cumprir castigo, só no tempo de compensação da segunda parte chegou ao triunfo diante do Athletic Bilbao, por 1-0, no dia seguinte à épica reviravolta do Barcelona frente ao Celta de Vigo (de 1-3 para 4-3 na segunda parte).

Muito longe de jogar com a qualidade que os jogadores que tem no plantel exige, a equipa de Carlo Ancelotti enfrentou um osso bem duro de roer - atenção, Ruben Amorim! - e, antes de chegar ao triunfo, viu o VAR anular um golo a Vinícius Jr., já aos 80 minutos, por fora de jogo anterior de Endrick instantes antes ao remate do compatriota.

O grande momento da noite na capital do país vizinho ficou reservado para o terceiro dos sete minutos de compensação, quando o uruguaio Fede Valverde encheu o pé e atirou uma autêntica 'bomba' para o fundo da baliza basca.

Contas feitas, o Real Madrid, quando faltam seis jornadas para o fim do campeonato, mantém-se a quatro pontos dos blaugrana e passou a ter cinco de avanço sobre o Atlético Madrid, que nesta ronda perdeu em casa do Las Palmas No próximo sábado, há escaldante clássico no La Cartuja, em Sevilha, na final da Taça do Rei. Antes, nova jornada do campeonato para ambos: na terça-feira, o Barcelona recebe o Maiorca e no dia seguinte os blancos têm curta deslocação a casa do Getafe.