Depois do empate com a Itália (3-3) e vitória sobre a Suíça (8-1), Portugal defrontava a anfitriã Espanha no Pavelló de l'Ateneu, em Barcelona, a precisar de vencer para garantir as meias-finais diretas no Europeu sub-23.

A equipa de Pepe Varias teve a primeira oportunidade para marcar logo aos 3 minutos, mas Carles Casas permitiu que Guga Bento defendesse o livre direto resultante de uma falta de Tiago Sanches, que viu o cartão azul.

Foi reduzido a quatro, aos 4minutos, que Portugal se colocou na frente. A Seleção conquistou um penálti por falta do guarda-redes Ury Codony, que também viu o azul. Lucas Honório pontuou pela primeira vez numa exibição épica.

O 2-0 surgiu quatro minutos depois. Mais um penálti, com Honório a voltar a marcar, agora a Codony, que regressara ao jogo. Depois de Joan Pascual ver um golo anulado por toque no patim, Carles Domènech, aos 17, após grande trabalho, reduziu para os da casa. Uma falta de Joan Ruano provocaria novo azul e o primeiro livre direto para Portugal, e Honório voltou a ser letal.

Sanches também veria um segundo azul, com Casas a ter nova oportunidade de livre direto, porém Bento voltou a brilhar. Um tiro de longe, no entanto, de Joan Pascual, voltou a encurtar distâncias antes do intervalo (3-2).

Após o regresso, a Roja não demorou a empatar, em novo livre direto, após a 10.ª falta lusa. Foi o capitão Eloi Cervera a assinar a igualdade aos 2 minutos, para Casa confirmar a remontada na jogada seguinte. Portugal afundava.

O 5-3 chegou aos 9 minutos do segundo tempo, por Jacobo Copa, mas a 10.ª falta espanhola levou Honório para mais um livre direto. Implacável conseguiu o póquer e logo depois o quinto, igualando a 5-5. Com mais um livre direto desperdiçado pelos espanhóis, e várias bolas aos postes para cada lado, Honória teve a sexta oportunidade e aí sim falhou. Copa marcou mais três, dois de livre direto, e fechou o jogo em 8-5.

Portugal termina no 2.º lugar do Grupo A, batendo a Itália na diferença de golos, e segue para os quartos de final, em que vai defrontar a Inglaterra.