A temporada de F1 de 2023 foi toda sobre um homem—Max Verstappen. Com a Red Bull a dominar quase todas as corridas, exceto por um breve contratempo no Grande Prémio de Singapura, os fãs foram brindados com uma temporada de resultados previsíveis e vitórias avassaladoras. Mas nos bastidores, havia uma preocupação crescente: a dominância de Verstappen era má para o desporto?

Christian Horner, o diretor da Red Bull, revelou que o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, o pressionou pessoalmente durante toda a temporada, alertando que a sequência de vitórias da Red Bull estava a afastar os fãs. Domenicali, frustrado com a diminuição da audiência televisiva, pediu a Horner que atenuasse a dominância para tornar as corridas mais envolventes.

Horner desabafou sobre as queixas incessantes de Domenicali, que estava cada vez mais agitado com a falta de competição. “Todos os fins de semana, o Stefano estava em cima de mim, a dizer-me que a audiência estava a cair porque era mais um espetáculo de Max Verstappen,” admitiu Horner. “Ele disse: ‘Não podes continuar a ganhar por 20 segundos. É demasiado previsível!’”

O ponto de viragem ocorreu no Grande Prémio de Singapura, onde as dificuldades de Verstappen na qualificação permitiram à Ferrari conquistar uma vitória rara. Mas, no geral, a narrativa era clara: a Red Bull era demasiado boa, e o entusiasmo pela imprevisibilidade que os fãs desejavam estava a desaparecer. O valor de entretenimento do desporto, segundo Domenicali, estava em jogo.

Novos Desafiantes Surgem em 2024

Na temporada de 2024, a paisagem mudou dramaticamente. Equipas como a McLaren passaram de uma mediocridade intermédia para candidatas ao campeonato, enquanto a Ferrari também melhorou o seu desempenho, garantindo várias vitórias. Esta nova competitividade reanimou o interesse dos fãs, à medida que as corridas se tornam menos previsíveis e mais intensas.

Horner insinuou uma mudança misteriosa no desempenho da Red Bull que deixou alguns a questionar se fatores externos teriam influenciado. Apesar de terem voltado à configuração do seu carro de 2023, que anteriormente dominou corridas como o Grande Prémio da China, a Red Bull continuou a ter dificuldades.

“Se és um cético,” refletiu Horner, “poderias dizer que algo mudou nos bastidores. Mesmo quando voltámos a configurações que funcionaram perfeitamente na temporada passada, os problemas persistiram.”

A Luta da Red Bull pela Sobrevivência

Com apenas seis corridas restantes, a Red Bull enfrenta uma batalha difícil para recuperar a sua posição no topo do Campeonato de Construtores. O ressurgimento da McLaren, particularmente com Lando Norris a obter vantagens de 20 segundos sobre Verstappen em corridas recentes, abalou a equipa de Milton Keynes.

A Red Bull deve agora navegar um equilíbrio delicado—tentando recuperar a liderança no campeonato sem sacrificar a classificação dos pilotos, onde a dominância de Verstappen continua a ser crucial. A pressão está sobre Horner e a sua equipa para encontrar respostas antes que a defesa do seu título lhes escape entre os dedos.

À medida que a temporada se aproxima da sua fase final, todos os olhares estão voltados para saber se a Red Bull conseguirá adaptar-se e recuperar a sua antiga glória ou se os novos desafiantes aproveitarão o seu momento de destaque.