Depois dos rumores, a confirmação. O Sporting anunciou, este sábado ao início da tarde, que Hugo Viana deixará de ser o diretor desportivo da equipa masculina no final da presente época e assumirá as mesmas funções no Manchester City.

«Este processo teve início há meses e conheceu desenvolvimentos importantes nas últimas semanas, tendo sido acompanhado desde o começo pela administração do Sporting CP. Durante este período o Sporting CP foi planeando e preparando uma nova estrutura organizacional no futebol profissional, deixando de existir a figura de diretor desportivo», lê-se no comunicado dos leões.

Nessa mesma nota, os leões esclarecem ainda que o antigo jogador, que desempenhou as funções de diretor desportivo desde 2018, será substituído, a partir do verão, por Bernardo Palmeiro, que entre 2020 e 2023 prestou assessoria executiva à administração e ao departamento de futebol do Sporting CP, o novo diretor geral do futebol. Juntamente com o atual director de scouting, Flávio Costa, Bernardo Palmeiro reportará diretamente ao presidente Frederico Varandas.

«O Sporting CP reconhece o papel central que Hugo Viana teve na criação de uma estrutura profissional de alto nível no futebol do Clube e está determinado em continuar o caminho de crescimento e sucesso verificado nas últimas temporadas», termina a nota dos leões.

Quanto a Hugo Viana, substituirá o espanhol Txiki Begiristain, que desempenhou as funções de diretor desportivo no Manchester City entre 2012 e até ao final da presente temporada.