Começou a fase europeia da época de MotoGP. Esta manhã, Álex Márquez ditou o ritmo no primeiro treino livre do GP de Espanha em Jerez, sendo o único a rodar no 1m36s.

O primeiro piloto a liderar a sessão foi Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) na frente de Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3), seguindo-se Aleix Espargaró (Honda HRC) que, nesta ronda, faz o seu primeiro wildcard após retirar-se a tempo inteiro.

Seis pilotos perderam as suas primeiras voltas lançadas ao serem canceladas por infração dos limites de pista. O próximo líder foi Raúl Fernández (Trackhouse/Aprilia), com Álex Márquez (BK8 Gresini/Ducati) em segundo… antes de ele mesmo assumir o comando da tabela de tempos.

Joan Mir (Honda HRC Castrol) colocou-se em segundo. Pouco depois, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo) chegou a terceiro, mas ainda no primeiro quarto de hora Quartararo ultrapassou ambos para ficar em segundo.

Entretanto, Marc Márquez (Ducati Lenovo) permanecia nas boxes: saiu das boxes com ambas as motos, mas teve problemas que o mantiveram fora de ação até faltarem cerca de 26 minutos para o fim. E não demorou a saltar para a liderança.

A 17 minutos do término, Álex Márquez sofreu uma queda sem consequências de maior na curva 1. O #73 regressou à pista pouco depois e, a sete minutos do fim, passou para a liderança.

Até ao fim, vários pilotos melhoraram as suas voltas, mas numa sessão em que a classificação não conta competitivamente não existiram alterações nos lugares cimeiros.

Deste modo, Álex Márquez terminou na liderança 0,357s na frente do irmão Marc, com Quartararo em terceiro, Viñales em quarto e Mir a fechar o top cinco. Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) foi sexto e Bagnaia concluiu em sétimo. A Aprilia foi o único construtor que não acabou dentro dos dez primeiros com nenhum piloto.

Tempos: