2024 tem sido, para Jaime Faria, um ano de crescimento acelerado. Há 12 meses, em outubro de 2023, o português estava fora dos 400 melhores do ténis internacional, mas um conjunto de grandes resultados tem-no catapultado para uma dimensão bem superior.

Vencedor de quatro troféus consecutivos em torneios ITF M24 no Algarve no arranque da época, o jovem de 21 anos ganhou o Oeiras Open 4 em maio e, agora, atingiu o encontro mais importante da sua carreira. Em Valência, num Challenger 125, Faria conseguiu a proeza de atingir a final, discutindo o sexto título de 2024.

No duelo de atribuição do troféu, o 168.º do ranking ATP encontrou oposição de nível elevado. Pedro Martínez, 45.º do mundo e jogando em casa, adivinha-se como um opositor a temer. E assim foi.

O primeiro parcial foi de claro domínio de Martínez, que fez o 1-0 com um 6-1, tardando 37 minutos para triunfar no set. Na segunda partida, Faria continuou irregular no serviço, mas Martínez também baixou o nível. Ao sexto match point, disputado no saque do lisboeta, fez-se o 6-3 que decidiu a final.

A bela campanha valenciana garante que Jaime Faria entrará no top 150 do ranking ATP, quando a lista for atualizada na segunda-feira. Torna-se no 10.º tenista masculino português a obter esse estatuto, sucedendo a João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias, Rui Machado, Frederico Gil, Nuno Marques, Pedro Sousa, João Cunha e Silva e João Domingues.