Alcançada a primeira vitória na Liga Portugal Meu Super, na receção ao Mafra, na passada quarta-feira, o FC Porto B prepara agora uma sempre exigente deslocação ao reduto do Leixões. Embora relembre o contexto em redor da sua equipa, o técnico João Brandão reconhece a importância do primeiro triunfo.

"O ar que se respira quando se ganha não é mesmo que quando não se ganha, embora seja importante contextualizar aquilo que é a realidade de uma equipa B. Ao contrário das outras equipas do FC Porto, é uma equipa que empata e perde mais vezes, mas a sede de vitórias e a vontade de ganhar estão sempre presentes. Estamos satisfeitos com aquilo que conseguimos no último jogo, mas já muito focados naquilo que aí vem", disse, considerando que o triunfo surgiu como uma consequência normal do trabalho desenvolvido.

"É um jogo que nos vem validar a nível pontual aquilo que tínhamos vindo a fazer, ainda que não de uma forma constante e regular como pretendemos. Acima de tudo, valida o processo e o crescimento que a equipa tem tido a nível coletivo e individual. Estes jovens têm abraçado o trabalho de forma muito digna e a prova disso é a forma como conseguiram superar um momento verdadeiramente difícil, pois são jovens que estão habituados a ganhar no seu processo de formação, muitos deles dentro do FC Porto. Foi importante para o equilíbrio emocional deles", acrescentou.

Já em relação ao Leixões, adversário deste domingo, João Brandão realçou a experiência do adversário, mas garantiu que os seus jovens se vão manter fiéis à identidade do clube. "Olhando para aquilo que é a constituição do seu plantel, o Leixões é uma equipa claramente de 1.ª Liga. Se olharmos para os minutos e para o número de jogos que o onze inicial tem, estamos a falar de jogadores de que têm para cima de 200, 300 jogos nas competições profissionais. São jogadores já com um currículo considerável e que fazem do Leixões uma equipa madura e experiente e que gere muito bem o fator casa. Cabe-nos fazer um jogo equilibrado emocionalmente, mas muito focados naquilo que pretendemos. Em qualquer campo e frente a qualquer adversário, temos de ser Porto e jogar o nosso jogo", asseverou.

Por fim, o técnico portista deixou ainda umas palavras em relação ao reforço André Lopes: "Vem suprir a ausência do Martim Cunha. É um jovem com talento que vem com muita fome e com muita vontade de aprender. Em breve estará disponível para ajudar a equipa."

O FC Porto visita o Leixões este domingo, pelas 15 horas.