Aos 24 anos, João Fernando garantiu a qualificação via quota continental, confiando em chegar ao quadro de honra, ou seja, pelo menos um sétimo lugar, mas sabe qual seria a sua "estreia de sonho".

"Já fiz muitas competições com todos estes atletas que vão estar presentes, estes e mais alguns. Por isso, eu acho que um quadro de honra é um objetivo, é um bom objetivo. Mas claro que são competições que ocorrem de quatro em quatro anos, acho que eu só posso ficar satisfeito com a medalha. Por isso diria que esse é o meu objetivo", assumiu, em entrevista à agência Lusa.

Saber que tinha assegurado uma vaga em Paris2024 foi "um alívio grande" para o judoca do Sporting, que refere que, "qualquer pessoa que entra no judo e que começa a gostar de competir e que queira levar a competição a sério, tem o sonho de ir aos Jogos Olímpicos".

"Já estou há alguns meses a tentar defender um lugar que nunca esteve garantido. Depois do Mundial, antes de sair o ranking, eu já tinha feito contas, já tinha visto umas notícias, porque eu também não sabia bem que contas é que tinha que fazer, e já estava a ficar mais preparado. Depois, quando saiu definitivamente o ranking, foi, embora já estivesse a contar, um alívio ainda maior", admitiu.

Em estreia no maior evento desportivo mundial, João Fernando diz que vai "tentar evitar" todas as distrações que possam surgir à volta dos Jogos, até porque assume ter capacidade para se "conseguir focar".

"Tenho mais ou menos ideia de como vai ser o ambiente, mas sei o que é que preciso para me focar. Portanto, não quero que isso me afete e acho que acredito que não me vai afetar", referiu.

Ainda a preparar-se para os Jogos, João Fernando sabe que "antes de ficar nervoso" ainda se vai "cansar muito", aguardando por viver ao máximo a experiência olímpica, para a qual espera o apoio dos restantes elementos da equipa de judo -- é um dos dois estreantes, a par com Taís Pina --, assim como do treinador Pedro Soares, que também foi atleta olímpico.

"Acho que toda a experiência num conjunto é aquilo que eu espero. Quero muito viver tudo aquilo que a experiência olímpica tem e quero muito também competir num palco olímpico. Ou seja, é todo um conjunto. Não há uma coisa que eu queira mais do que outra", referiu.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto, com João Fernando a disputar os -81 kg em 30 de julho.

NFO // AMG

Lusa/Fim