
José Mourinho aterrou em Londres em 2004 para assumir o comanto técnico do Chelsea e acabou por marcar uma era no clube, mas, como deu conta numa entrevista ao 'The Telegraph', o primeiro contacto com os adeptos dos blues não foi assim tão bom.
"A razão pela qual fui para o Chelsea deveu-se às reuniões que tive com Roman [Abramovich] e o Peter Kenyon. O objetivo do clube, antes de ser o meu objetivo, era ganhar a Premier League o mais rapidamente possível. E, claro, isso poderia acontecer logo na primeira época. Essa tinha de ser a motivação. Tive a sensação de que Roman queria fundamentalmente uma mudança de mentalidade. Lembro-me que a primeira vez que fui a Stamford Bridge foi antes da final da Liga dos Campeões [com o FC Porto]. Qualifiquei-me para a final na terça-feira e na quarta-feira fui a Stamford Bridge para o Chelsea-Monaco. A primeira pessoa que veio ter comigo disse-me: 'Não te queremos aqui, adoramos o Ranieri'. Essa foi a minha primeira experiência em Stamford Bridge", afirmou o 'special one', dando conta do que tentou mudar para que os resultados aparecessem rapidamente.
"Eu sabia que a nossa forma de treinar teria um impacto na equipa. Era algo novo para os jogadores e sabia que eles estariam altamente motivados. Naquela época, eu era o que sou hoje. Hoje, muitos treinadores são especialistas em questões táticas, mas naquela época poucos eram. Tudo para nós naquela pré-temporada era um modelo de jogo, princípios, tudo era muito claro. A maneira como eu tentei construir a equipa foi claramente 'este jogador para esta função, este jogador para esta tarefa'."
José Mourinho diz que ponderou bem antes de assumir as rédeas do clube londrino, mas que sempre teve confiança no grupo que ia encontrar. "Quando cheguei ao FC Porto, disse-lhes: 'Na próxima temporada seremos campeões'. Não podia ir para o Fenerbahçe e dizer o mesmo. É preciso sentir, é preciso saber o que se tem nas mãos. Eu conhecia bem os jogadores do Chelsea antes de chegar. Estudei-os, analisei-os. Não queria fazer a escolha errada. Queria ir para o clube certo."