
Kevin Harvick nunca foi uma pessoa que se contém, e à medida que a NASCAR anuncia a sua controversa Provisória de Isenção Aberta (OEP) para 2025, o campeão da Série Cup de 2014 deixa claro—não gosta do que vê.
A nova regra, que concede a pilotos de elite de outras séries de desporto motorizado um passe livre para eventos selecionados da NASCAR Cup sem a pressão de qualificação, foi criada para atrair talentos de renome fora das corridas de stock car. E embora Harvick respeite a intenção, acredita que a execução é profundamente falha—especialmente porque exclui campeões passados da NASCAR.
Harvick Critica a NASCAR: “Por Que Excluir os Nossos Próprios?”
A Trackhouse Racing já aproveitou a regra, com o campeão de quatro vezes da Indy 500 prestes a ser o primeiro piloto a usar a OEP para as 500 Milhas de Daytona de 2025. Mas enquanto a NASCAR estende o tapete vermelho para estrelas de crossover, os antigos campeões da Cup que abriram caminho para o desporto estão a ser ignorados.
“Essa é a parte que não gosto sobre esta regra, acho que apanhou muita gente de surpresa. Adoro a intenção e adoro o facto de que vai atrair pessoas de outras formas de corrida,” disse Harvick.
Mas depois acrescentou um duro golpe de realidade:
“Não gostei do facto de ter deixado de fora os nossos. Voltámos atrás e percebemos todas estas coisas com todos os rapazes que ficaram com um sabor amargo na boca sobre como foram tratados nos últimos anos.”
Para Harvick, a questão não é trazer talento de fora—é a NASCAR aparentemente ignorar a sua própria história. Enquanto superstars internacionais recebem um bilhete dourado para as maiores corridas da NASCAR, veteranos campeões da Cup que dedicaram as suas carreiras ao desporto são deixados de fora da equação.
Isso levanta uma grande questão: Não deveriam as lendas da NASCAR ter o mesmo direito de competir nestes eventos de destaque que os pilotos de outras séries?
The Clash: O Próximo Grande Erro da NASCAR?
Harvick não se ficou apenas pela regra OEP—ele também atacou os rumores da NASCAR sobre planos de mover The Clash para um local internacional.
Para ele, a ideia de sacrificar circuitos curtos clássicos como o Estádio Bowman Gray em prol da expansão global é um tapa na cara dos fãs de base da NASCAR.
“Acho que vais ofender os nossos fãs de base de lugares como o Bowman Gray, que poderiam afetar a tua própria casa aqui no nosso país em vez de tentar torná-lo global. Vamos arranjar a estrutura do nosso sistema que temos aqui de baixo para cima, e poderias usar as nossas maiores estrelas para fazê-lo,” avisou Harvick.
A mensagem dele é clara: Antes de a NASCAR se concentrar em corridas internacionais brilhantes, deve cuidar do seu próprio quintal.
A Direção da NASCAR Está a Prejudicar os Seus Fãs Principais?
A posição de Harvick reflete as preocupações de muitos dentro da comunidade da NASCAR. Embora expandir o desporto a nível global seja uma perspetiva excitante, ignorar as corridas de base e os campeões veteranos da NASCAR pode alienar precisamente a base de fãs que fez do desporto o que é hoje.
E enquanto mover corridas de exibição para o exterior é uma opção muito melhor do que mudar corridas que atribuem pontos, ainda levanta preocupações sobre se a NASCAR está a priorizar o espetáculo em detrimento da substância.
Com lendas como Harvick a manifestar-se, a NASCAR enfrenta agora uma questão crítica: Está a esforçar-se demasiado por apelo externo enquanto negligencia o seu próprio legado?
O Veredicto: A NASCAR Precisa de Encontrar um Equilíbrio
Harvick não está contra a mudança—ele está contra mudanças que venham à custa da fundação do desporto. A NASCAR precisa de perguntar a si mesma: Vale a pena trazer estrelas externas à custa de deixar de lado os seus próprios campeões? Vale a pena a expansão global se isso alienar a base de fãs de base que fez das corridas de stock car um fenómeno?
À medida que a temporada de 2025 se aproxima, a NASCAR tem algumas decisões sérias a tomar. Vai ouvir veteranos como Harvick, ou vai insistir na sua nova direção controversa?
Uma coisa é certa: A batalha pela identidade da NASCAR está apenas a começar.