Kevin Magnussen viu finalmente um ressurgimento nas suas recentes performances na Fórmula 1, e atribui a mudança a ajustes cruciais no sistema de travagem do seu Haas VF-24. Nas últimas duas corridas, Magnussen superou o colega de equipa Nico Hulkenberg e obteve resultados de destaque, incluindo a conquista de pontos no Sprint dos Estados Unidos e a conversão de uma forte posição de qualificação no México em um sétimo lugar.

Durante grande parte da temporada, Magnussen lutou com problemas de travagem que o deixaram fora de sintonia com o carro. “Não quero estragar a sorte, mas parece que houve algumas mudanças no carro,” partilhou, referindo-se às atualizações que a Haas implementou recentemente. “Certamente, nas últimas duas corridas, estive muito, muito confiante com o carro.”

De acordo com Magnussen, a grande mudança veio da resolução de um “atraso” na resposta dos travões que estava a prejudicar a sua performance nas entradas em curva. Anteriormente, a pressão de travagem de Magnussen era mais alta do que a de Hulkenberg, uma indicação de que ele estava a compensar em demasia o atraso na resposta dos travões. A mordida atrasada interrompia o seu ritmo, tornando as entradas em curva imprevisíveis e afetando a sua confiança geral.

“Esta temporada, quando piso os travões, há um pequeno atraso, e depois eles mordem depois de um tempo,” explicou. “Aquela sensação inicial de precisar que os travões liguem imediatamente—isso tem afetado muito a minha confiança nas entradas.”

Os ajustes recentes parecem ter trazido uma estabilidade imediata. No entanto, Magnussen permanece cautelosamente otimista, reconhecendo a necessidade de testar as mudanças em diferentes circuitos. “Espero que não esteja relacionado com a temperatura,” acrescentou. “Mas certamente, coincidiu com a realização dessa mudança.”

Apesar da sua forma recente, a melhoria de desempenho de Magnussen chega tarde demais para mudar os planos da Haas para 2025. A equipa já anunciou uma nova formação com Esteban Ocon e o promissor jovem piloto Ollie Bearman. Quando questionado se se sentia frustrado com este timing, Magnussen admitiu: “Sim, claro. Gostaria de ter essa mudança no início do ano, isso é certo.”

As recentes performances de Magnussen, aliadas à sua confiança na pista, ainda podem abrir portas para ele no paddock da F1, à medida que as equipas olham para 2025 e além. Para já, o piloto dinamarquês parece determinado a capitalizar estas melhorias para terminar a sua passagem pela Haas em grande estilo.