A Nissan parece disposta em apostar num veículo 100% elétrico construído na mesma plataforma que servirá de base ao novo Twingo da Renault.

O “Automotive News Europe” adianta que a unidade de negócios de veículos elétricos Ampere da Renault vai á “explorar o desenvolvimento” de um modelo citadino totalmente elétrico para a marca japonesa.

A confirmar-se esta intenção da Nissan, o futuro modelo elétrico será o segundo produzido e desenvolvido pelos parceiros da Aliança, já que em 2025, a Ampere vai construir o sucessor totalmente elétrico do pequeno Micra baseado no Renault 5.

Recorde-se que para além da Nissan, a Ampere também vai produzir um novo SUV compacto para a Mitsubishi, outro parceiro da Renault na Aliança.

Esta nova oportunidade demonstra a sólida posição de Ampere como plataforma tecnológica para grandes marcas: Alpine com A390 foi desenvolvido com base na plataforma AmpR Medium, enquanto o A290 tem por base a plataforma AmpR Small. A isso junta-se o sucessor do Nissan Micra em 2025, bem como o potencial elétrico destinado ao segmento A, bem como o próximo SUV para o segmento C da Mitsubishi desenvolvido na plataforma AmpR Medium e que será fabricado na unidade de produção de Douai, em França em 2025.

“Projetamos a Ampere para oferecer uma tecnologia e uma experiência de cliente única, para nos colocar ao nível dos melhores num tempo recorde. Os grandes avanços alcançados pela Ampere em apenas um ano demonstram que é sem dúvida a resposta mais fundamentada da indústria automóvel europeia aos novos concorrentes que chegaram ao Oriente e ao Ocidente. Estamos a marcar a diferença e nosso objetivo é ser líderes na Europa e mais além”, disse Luca de Meo, CEO do Grupo Renault e de Ampere.