O Bournemouth, de Iraola, continua num grande momento de forma e, à boleia de uma enorme exibição de Justin Kluivert, aproveitou a apatia do Newcastle e venceu por 1-4, subindo, à condição, aos lugares que dão acesso às provas europeias.

As duas equipas chegavam a este jogo num bom momento de forma e isso adoçava o bico dos espetadores. Apesar de jogar fora de portas, o Bournemouth entrou a pressionar alto, intenso, e acabou a tirar dividendos disso mesmo. Semenyo deixou um grande aviso logo abrir, aos 3', mas pouco depois - aos 6', foi bem desmarcado na esquerda da área, cruzou rasteiro e atrasado e viu Kluivert atirar a contar para o 0-1.

Com o jogo equilibrado, e com o Newcastle a conseguir ultrapassar melhor essa pressão, a partida abriu e os da casa, galvanizados pelos seus sempre fervorosos adeptos, cresceram ligeiramente. O golo do empate acabou por surgir aso 25', pelo brasileiro Bruno Guimarães, na sequência de um canto batido na direita. Com tudo novamente nivelado, notava-se um Bournemouth ligeiramente mais confortável. Por isso, os comandados de Iraola aproveitaram e tiraram frutos, mais uma vez, da pressão alta bem conseguida. Aos 44', Ouattara ganhou em zona adiantada e serviu Kluivert para o bis e o 1-2.

Esperava-se mais, especialmente com bola, do Newcastle, mas a verdade é que o Bournemouth voltou a entrar melhor na 2ª parte. Os visitantes estavam claramente mais objetivos com bola e chegavam ao último terço com muito mais facilidade, potenciando o seu trio ofensivo. Os cherries até marcaram aos 62', por Dango, numa jogada de insistência, mas o lance foi prontamente anulado, uma vez que a bola saiu antes do cruzamento de Tonali na esquerda da área.

Sem claras melhorias dos magpies, o Bournemouth manteve-se confortável e acabou por ser feliz e confirmar a vitória - contrariando o claro cansaço da sua equipa na ponta final - já nos descontos. Aos 90+2, Kluivert aproveitou mais uma recuperação em zona adiantada e, com um remate colocadíssimo de fora da área, confirmou o seu grande momento e fez o 1-3. Contudo, o Bournemouth não se ficou por aqui e, quatro minutos depois, foi a vez do lateral Kerkez surgir na esquerda da área, numa transição, a atirar para o 1-4 final.