O piloto da McLaren, Lando Norris, ofereceu uma performance cativante no Grande Prémio do Qatar, perseguindo Max Verstappen incessantemente até que uma penalização custosa lhe roubou uma potencial oportunidade de vitória. O Diretor de Equipa, Andrea Stella, admitiu que o resultado deixa questões persistentes sobre se o piloto da McLaren poderia ter ultrapassado o campeão em título nas voltas finais.
O Incidente Que Mudou Tudo
O drama desenrolou-se na volta 31, quando Norris, colado ao bico de Verstappen, não conseguiu reduzir a velocidade para as bandeiras amarelas agitadas em duplo, provocadas pelo espelho deslocado de Alex Albon na reta principal. Enquanto Verstappen abrandou em conformidade, Norris, inadvertidamente, acelerou, resultando numa penalização de 10 segundos de paragem e siga—o castigo mais severo em corrida, a não ser a desqualificação.
Caindo para o fundo do pelotão, Norris lutou valentemente para recuperar, mas os danos à sua corrida e às esperanças da McLaren no Campeonato de Construtores já estavam feitos.
“Poderia Ter Vencido?” Stella Opina
Andrea Stella reconheceu a força da McLaren no final da corrida com pneus duros, uma característica que consistentemente deu à equipa uma vantagem nas fases finais desta temporada. No entanto, ele moderou as expectativas sobre a capacidade de Norris de selar o negócio contra Verstappen.
“O ritmo com os pneus duros foi bastante bom,” disse Stella. “Mas nessas curvas de alta velocidade, o ar sujo teria sido um fator significativo. Mesmo com a vantagem do DRS, não tenho certeza de que teríamos o suficiente para superar o efeito.”
Norris Reflete: “O Carro Mais Rápido que Já Conduzi”
Para Norris, a penalização foi um duro golpe. Confiante no seu MCL38, que declarou ser “o carro mais rápido que já vi,” o britânico estava otimista em relação às suas hipóteses antes do incidente.
“Não desisti até ao fim,” disse Norris. “A equipa deu-me o melhor carro em pista hoje. Estou muito feliz e grato por isso. Só preciso de não ser um idiota e fazer o que fiz.”
A penalização não só lhe custou uma potencial vitória, mas também permitiu à Ferrari reduzir a diferença no Campeonato de Construtores para apenas 21 pontos. Com a corrida final da temporada em Abu Dhabi a aproximar-se, cada ponto conta.
Os “E Se” do Qatar
A penalização de Norris reacende o debate sobre a rigorosa aplicação das regras da bandeira amarela na Fórmula 1. Enquanto a FIA defende a sua posição de tolerância zero como uma questão de segurança, a McLaren pode questionar se a punição se adequou ao crime, dadas as implicações para as suas aspirações ao título.
Abu Dhabi Aguarda
Com a Ferrari a pressionar a McLaren e o Campeonato de Construtores ainda em jogo, o palco está montado para um confronto de alto risco em Abu Dhabi. Para Norris, é uma oportunidade de redenção após o que poderia ter sido um momento decisivo na sua carreira no Qatar.