Os sonhos de Lando Norris de uma vitória no GP do Qatar foram destruídos após uma penalização de 10 segundos de stop-and-go por não ter reduzido a velocidade sob bandeiras amarelas duplas, relegando-o a um desapontante 10º lugar. A decisão gerou um intenso debate no paddock, com a McLaren a questionar vocalmente a severidade da punição, mesmo enquanto a FIA mantinha a sua posição.
Justificação da FIA: Segurança em Primeiro Lugar
A FIA emitiu desde então uma declaração detalhada defendendo a sua decisão, enfatizando a importância crítica de cumprir as regulamentações das bandeiras amarelas. De acordo com o organismo regulador, Norris ignorou tanto as bandeiras amarelas duplas como as luzes de aviso à beira da pista ao não reduzir a sua velocidade numa zona perigosa.
“A telemetria e o áudio a bordo mostraram que o piloto do carro #4 não reduziu a velocidade de forma alguma na zona amarela, mesmo que as bandeiras amarelas duplas e as luzes amarelas fossem claramente visíveis para ele,” notou a FIA.
“Uma violação da bandeira amarela dupla é considerada um sério risco à segurança, razão pela qual é punida de forma tão severa.”
A penalização, explicou, foi consistente com as diretrizes apresentadas às equipas no início da temporada de 2024.
Stella e McLaren Pedem Revisão
O diretor da equipa McLaren, Andrea Stella, pediu uma revisão formal do sistema de penalizações, questionando a proporcionalidade da punição de Norris numa situação em que as ações do britânico não representavam um perigo imediato.
“Acreditamos que há margem para melhoria na aplicação de penalizações tão severas,” disse Stella. “Confiamos plenamente na autoridade da FIA, mas pedimos uma revisão para garantir justiça.”
Este apelo surge enquanto a McLaren luta com todas as forças pelo Campeonato de Construtores, onde cada ponto é crítico. Apesar da penalização dispendiosa de Norris, a equipa mantém uma vantagem de 21 pontos sobre a Ferrari à medida que se aproxima do final da temporada em Abu Dhabi.
Um Padrão de Problemas para Norris
Esta penalização não é um incidente isolado para o jovem de 25 anos. Norris enfrentou múltiplas reprimendas esta temporada por problemas de consciência de pista, levantando questões sobre a sua disciplina sob pressão.
“Norris perdeu uma grande quantidade de pontos esta temporada devido à sua falta de atenção na pista,” observou um analista de F1. “Com o título de Construtores em jogo, a McLaren precisa que ele esteja no seu melhor em Abu Dhabi.”
Abu Dhabi Aguarda: Redenção ou Mais Drama?
A corrida final em Abu Dhabi oferece a Norris e à McLaren uma oportunidade de redenção. Com uma margem estreita sobre a Ferrari na luta pelo título, a equipa não pode permitir outro erro dispendioso. O próprio Norris mantém-se otimista quanto às suas hipóteses:
“Sei o que preciso fazer. Vou dar tudo em Abu Dhabi para trazer o título para a equipa,” declarou.
À medida que a final da temporada se aproxima, todas as atenções estarão voltadas para Norris e a McLaren—não apenas para ver se conseguem garantir o campeonato, mas também para avaliar se as lições do Qatar foram realmente aprendidas.