
Primeira Liga, 19.ª jornada: sábado, 25 de janeiro de 2025, 20h30.
A ANTEVISÃO: TURMA DE RUI BORGES PRETENDE CONTINUAR NO TRILHO DAS VITÓRIAS PARA A LIGA
Depois do desaire europeu vivido no reduto do RB Leipzig (2-1), o Sporting vira agora atenções para mais uma jornada da Liga. Com o estatuto de líder isolado (beneficiou da derrota do Porto diante do Gil Vicente). Os leões encontram-se totalmente motivados em manter a distância pontual, e em Alvalade estes têm-se agigantando perante os emblemas que por lá têm passado (em oito partidas caseiras somam sete triunfos e apenas uma derrota).
Do outro lado, surge um Nacional, que recentemente causou estragos ao Porto, fazendo com que os dragões não subissem à liderança isolada. Os pupilos de Tiago Margarido entrarão em Alvalade numa série de duas vitórias consecutivas e quererão certamente trocar as voltas aos verdes e brancos.
Assim sendo, leões e insulares, medirão forças, na noite deste sábado, 25 de janeiro, sendo que o Clube de Alvalade se coloca como o claro favorito, mas tal como já foi mencionado, os alvinegros conseguem tombar gigantes, pelo que Rui Borges terá de manter os alarmes acesos perante a turma madeirense.
O árbitro da partida será Iancu Vasilica.
10 DADOS RÁPIDOS
- Sporting e Nacional já se defrontaram por 41 ocasiões, sendo o registo favorável aos lisboetas (26 triunfos).
- Os insulares visitaram o reduto do Clube de Alvalade nos quartos de final da Taça da Liga, onde sofreram uma derrota por 3-1.
- Na Madeira, o conjunto de Tiago Margarido foi goleado pela turma outrora comandada por Rúben Amorim, por 6-1.
- Viktor Gyokeres foi o último futebolista verde e branco a abanar as redes do Nacional.
- Já do lado dos aurinegros, Rúben Macedo superiorizou-se perante Vladan Kovacevic.
- A última vez que o Nacional venceu no Estádio José Alvalade foi na temporada 2004/05.
- Eduardo Quaresma, Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Jeremiah St Juste serão baixas no embate da 19.ª ronda.
- Do atual plantel, Viktor Gyokeres, foi o futebolista que mais causou estragos ao Nacional (em duas partidas contabiliza quatro tentos certeiros).
- Já Adriano, antigo ponta de lança brasileiro, coloca-se como o melhor marcador de sempre pelo Nacional em partidas diante do Sporting (quatro golos em cinco duelos).
- A maior vitória de sempre do Sporting diante do Nacional, em Alvalade, foi em 1934/35, com um ‘massacre’ de 9-3.
JOGADORES A TER EM CONTA

Viktor Gyokeres – Embora a situação do ponta-de-lança sueco esteja a ser gerida a ‘pinças’, o camisola 9 do Sporting demonstra uma capacidade de resolver jogos assim que entra em campo. Nas últimas duas partidas, o avançado iniciou os duelos na condição de suplente, mas conseguiu sempre abanar as redes adversárias, tanto na vitória diante do Rio Ave, como no desaire em Leipzig.

Isaac Tomich – Embora o avançado brasileiro tenha apenas cumprido 45 minutos no triunfo alcançado frente ao AVS, este já mostrou ser peça importante no Nacional, colocando-se assim no topo da lista dos melhores marcadores da temporada em curso. Com três golos no seu currículo, o número 23 dos insulares, estará certamente de mira apontada a fazer tremer a defesa verde e branca.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Rui Silva, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Geny Catamo, Morita, Morten Hjulmand, Quenda, Trincão e Gyokeres.
Treinador: Rui Borges
«Será muito importante continuar o nosso caminho, faltam 16 jogos, é o primeiro dos 16, e queremos ganhar, para mantermos aquilo que é o nosso objetivo de ser primeiro».
Nacional: Lucas França, Garcia, Ulisses Wilson, Zé Vitor, José Gomes, Bruno Costa, André Sousa, Daniel Penha, Luís Esteves, Dudu e Isaac Tomich.
Treinador: Tiago Margarido
«Vamos encarar o próximo jogo com muita ambição. O nosso caminho, felizmente, tem sido de progresso, pois temos conseguido ultrapassar todas as dificuldades que encontramos no início. Estamos num bom momento e vamos a Alvalade com muita ambição, com a ilusão de poder conquistar pontos, vincando a nossa identidade e o que temos produzido até agora».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-0 Nacional