
A vitória alcançada pelo vice-líder Vizela, na véspera, aumentava a responsabilidade do Alverca para a visita a Santa Maria da Feira e, para o conseguir, pôde recorrer ao suspeito do costume: o melhor marcador da competição, Anthony Carter voltou a dar cartas e marcou o único golo da partida, colocando os ribatejanos no terceiro posto da classificação da Liga 2.
O desafio revelou-se complicado para o Alverca e os primeiros vinte minutos foram dominados pelo Feirense, que aos cinco minutos teve um golo anulado a Rúben Alves por fora-de-jogo de um companheiro e aos dez voltou a estar perto de ter sucesso, porém Leandro Antunes não conseguiu ultrapassar João Bravim, que aos 14’ voltou a mostrar-se seguro perante Rúben Alves.
Só já perto do intervalo o Alverca se mostrou verdadeiramente perigoso, por Anthony Carter, que aos 41’ atirou de longe para Lucas Cañizares defender e depois segurar. Depois da primeira ameaça no primeiro tempo, Carter mostrou-se mais eficaz na abertura da segunda parte, aos 49’, num encosto à ponta-de-lança que correspondeu ao movimento de Brenner Lucas na área fogaceira.
Em desvantagem, o Feirense assumiu a reação, com duas tentativas de Washington, aos 59 e 61 minutos, e, pelo meio, o Alverca esteve perto de garantir uma maior tranquilidade novamente através de Carter, porém o australiano não conseguiu ludibriar Cañizares aos 75’.
Os últimos minutos foram de natural assédio do Feirense à baliza ribatejana mas, tal como na primeira parte, João Bravim disse presente e travou os cabeceamento de Leandro Antunes, à queima-roupa aos 78’, e Washington, aos 81'.
Quando o guardião brasileiro foi ultrapassado, o Alverca contou com… o travessão, que evitou o que teria sido um grande golo de Rúben Alves, que atirou cruzado à entrada da área e esteve perto de conseguir, em último esforço, a igualdade. Porém, num misto de infortúnio e um inspirado Bravim, o Feirense manteve-se em branco e o Alverca preservou a preciosa vantagem.