Na jornada 21, o Tondela foi surpreendido no terreno do Felgueiras e saiu derrotado por 0-1.

O Tondela apresentou-se no Estádio Dr. Machado de Matos como líder da Liga 2, mas foi o Felgueiras que entrou com vontade de mandar na partida. A superioridade da equipa da casa, assente no domínio da posse de bola, contrastava com as dificuldades que o Tondela apresentava em sair a jogar. Ainda assim, o domínio não se traduziu em claras oportunidades de golo.

Os vários duelos e as inúmeras faltas (23) que se verificaram durante os primeiros 45 minutos foram quebrando o ritmo de um jogo sem balizas, marcado pela disputa acesa pela posse de bola no centro do relvado.  

Os ataques de ambos os conjuntos padeciam de falta de criatividade e imaginação no último terço e apenas o remate de João Santos (44’), que passou ligeiramente por cima da baliza beirã, foi motivo de destaque. Ao intervalo, o nulo adequava-se.

Após o descanso, o Tondela foi a equipa que mais quis inaugurar o marcador e o cabeceamento de Roberto obrigou Bruno Pinto a esticar-se e evitar o golo com uma defesa estrondosa (52’).

Mas como quem não marca… sofre, foi o Felgueiras que acabou por chegar à vantagem. Bebeto derrubou João Santos dentro de área e o árbitro Fábio Melo, prontamente, assinalou grande penalidade. Na conversão, Vasco Moreira não perdoou e colocou a turma felgueirense na dianteira (61’).

Luís Pinto mexeu na equipa e fez entrar Moudjatovic e Moviram (70’). O Tondela procurou o golo da igualdade, mas o Felgueiras foi conseguindo contrariar as intenções beirãs.

Já nos descontos, os visitantes instalaram-se, definitivamente, no meio-campo felgueirense, aproveitando cada oportunidade para colocar o esférico na grande área adversária. Contudo, o forcing final não resultou em golo e o Felgueiras acabou mesmo por conquistar os três pontos.

Com esta derrota, o Tondela pode ser ultrapassado na liderança da Liga 2 pelo Penafiel, que irá defrontar o Paços de Ferreira ainda nesta jornada.