Marc Márquez pode estar arredado dos títulos de MotoGP desde 2019, mas continua a ser uma das referências do pelotão. E em 2024 demonstrou-o, levando uma Ducati Desmosedici GP23 da Gresini a terceiro.
Em várias ocasiões, o espanhol lutou diretamente com os dois candidatos ao título – Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) e Francesco Bagnaia (Ducati). E ganhou três corridas principais.
O jornalista Jaime Alguersuari enalteceu o talento de Márquez, recordando os vários títulos obtidos desde 2013 sem que os colegas de equipa tenham sido capazes de lhe fazer frente na Honda:
– Márquez, durante dez anos, obteve seis títulos do mundo. Márquez, durante seis anos, teve um colega de equipa e foi diferente – desde [Dani] Pedrosa, [Jorge] Lorenzo, pilotos bastante bons. Por que é que ninguém perguntou – todos os comunicadores – quem foi o vice-campeão quando Márquez ganhou os seis título? O «teu-meu-teu-meu-teu-meu», quem foi? Nunca foi o colega de equipa dele. O que fizeram, em média, foi sétimo.
O comentador no podcast Dura la Vita rematou sustentando que foi Márquez a ganhar os títulos e não a moto: ‘Eu faço uma pergunta: se ele ganha seis títulos e os colegas de equipa dele fazem uma média de sétimo e nunca foram vice-campeões, quem ganha? O piloto ou a moto? A lógica diz claramente que ganhou Márquez’.