Toprak Razgatlioglu ainda sonha em chegar ao MotoGP no futuro, embora esteja consciente que o tempo está contra si – considerando que 2026 é a última vez que poderá ter uma oportunidade.
Se desse esse passo, o campeão do mundo de Superbike conseguiria ter sucesso? Marco Melandri disse ao site GPOne.com que um aspeto importante a ter em conta são os pneus: ‘É complexo, mas o Toprak é o único que o poderia fazer. Agora, o ideal para ele seria que a Pirelli fosse também para o MotoGP. Aí, ele poderia decididamente ter sucesso com uma boa moto. O problema é só o facto de que é muito difícil usar pneus diferentes depois de tantos anos com os Pirelli’.
O antigo piloto salientou que os pneus têm um grande impacto nas sensações e na forma de pilotar: ‘O MotoGP tem um pneu dianteiro maior e mais duro. Isto muda tanto ao nível de sensação, a carcaça, na forma como pilotas e usas o travão, e também na forma como concebes as curvas’.
Por outro lado, Melandri considera que não será fácil para Razgatlioglu mudar de categoria depois de vários anos no Mundial de Superbike: ‘No entanto, para o Toprak já está a começar tarde, porque ele esteve tantos anos no SBK, e quando «adormeces» numa categoria, torna-se difícil aprender mais quando mudas. É por isso que mesmo aqueles que vêem do Moto2 e do Moto3 só ficam lá um par de anos, não mais. Tens de aprender como mudar’.