O campeão em título da Fórmula 1, Max Verstappen, nunca foi de rodeios, e o seu mais recente alvo são as peculiares ‘regras do papaia’ da McLaren. Introduzido a meio da temporada de 2024, o termo controverso era o código da McLaren para garantir harmonia entre os seus pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri, enquanto lutavam num carro de repente competitivo. Para Verstappen, o conceito era risível.

“Esta é mais uma citação sem sentido,” disse Verstappen à Viaplay numa crítica mordaz.

“O que é que isso supõe significar? ‘Regras do papaia’? Eu não toleraria isso de forma alguma. Quando o meu engenheiro me diz isso, eu digo imediatamente, ‘Apenas cala-te.’”


‘Regras do Papaia’ em Destaque

O termo chamou a atenção pela primeira vez no Grande Prémio de Itália em Monza, onde o engenheiro de corrida de Norris, Will Joseph, o pronunciou pelo rádio após a ousada manobra de Piastri na Volta 1 ter deixado o pole-sitter vulnerável. Com o Red Bull de Verstappen a ter dificuldades na segunda metade da temporada, Norris teve a oportunidade de capitalizar na luta pelo título, mas perdeu momentum devido ao incidente.

Verstappen não ficou impressionado com a forma como a McLaren lidou com as suas batalhas internas.

“Deveriam ter resolvido tudo isso de forma muito mais fácil e melhor em equipa,” acrescentou. “Tem permissão para correr? Então diga isso, mas deixe claro.”


Aulas Caras para Norris e McLaren

Apesar de liderar a recuperação da McLaren, Norris ficou aquém no Campeonato de Pilotos, vencendo apenas três corridas apesar de ter conseguido oito pole positions. A sua perda custosa para Piastri em Monza, agravada pela falta de consistência em cenários de alta pressão, destacou a relativa inexperiência da McLaren numa luta pelo título.

A equipa baseada em Woking, no entanto, teve um prêmio de consolação significativo: o seu primeiro Campeonato de Construtores em 26 anos. A vitória de Norris em Abu Dhabi garantiu o título, e o britânico deixou claras as suas intenções futuras.

“Queremos ganhar o Campeonato de Pilotos no próximo ano,” disse Norris. “Aprendi muito, especialmente com o Max e os meus concorrentes. Por muito que esteja feliz agora, estou mais entusiasmado para começar o próximo ano.”


Experiência Sobre Caos: A Vantagem de Verstappen

Verstappen, que começou a temporada de forma forte com sete vitórias nas primeiras 10 corridas, conseguiu garantir o seu quarto Campeonato de Pilotos consecutivo apesar da queda de desempenho da Red Bull na segunda metade do ano. Refletindo sobre a candidatura ao título da McLaren, Verstappen sugeriu que lhes faltou o polimento necessário para executar uma campanha consistente.

“[McLaren] teve um carro muito bom este ano,” disse ele. “Mas para o Campeonato de Pilotos, poderiam ter-se preparado muito melhor.”


A McLaren pode dar um passo em frente em 2025?

Enquanto a nova competitividade da McLaren colocou a Red Bull sob pressão, o drama em torno da dinâmica interna da equipa e estratégias questionáveis como as ‘regras do papaia’ deixaram críticos e fãs a perguntar-se se realmente conseguem desafiar a dominância de Verstappen.

Com Verstappen a desvalorizar a gestão da McLaren em relação aos seus pilotos como “nonsense,” a crítica afiada do holandês é um lembrete de que as batalhas pelo campeonato exigem não apenas velocidade, mas também clareza, determinação e coesão. Resta saber se a McLaren conseguirá canalizar estas lições numa campanha vencedora de título.