Agora no Nottingham Forest, Morato esteve cinco anos ao serviço do Benfica, entre 2019 e 2024, onde registou 134 jogos (entre equipa principal e equipa B), conquistando ainda um campeonato e uma Supertaça.
Foi no clube da Luz que se cruzou com Jorge Jesus (2020/21 e 2021/22), treinador que mereceu vários elogios do defesa brasileiro, em entrevista à ESPN: «Foi ele que me subiu da equipa B. Foi ele que me ensinou muitas coisas. Havia dias em que ele só trabalhava a defesa e eu pensava que ele estava a ficar louco. Uma hora e meia de treino e ele continuava a gritar. Não se cansava e nós continuávamos a treinar só a parte defensiva.»
«Mas foi o treinador que me deu as primeiras oportunidades no Benfica. Acreditou em mim, em muitos momentos. Quando marquei o meu primeiro golo na Liga dos Campeões, foi ele que me lançou no jogo. Foi uma experiência boa trabalhar com ele. Não sei se nos vamos reencontrar, mas quem sabe...», disse o central.
Morato trocou o Benfica pelo Nottingham Forest no último verão, numa transferência que rondou os 11 milhões de euros. Soma 11 jogos, até ao momento, pela turma de Nuno Espírito Santo.