O estádio Hassan II em Casablanca (Marrocos), que promete rivalizar com o Bernabéu, em Madrid, e o Camp Nou, em Barcelona, para acolher a final do Mundial 2030, organizado em conjunto com Espanha e Portugal, estará pronto em dezembro de 2027.

A data foi divulgada, na quinta-feira, durante uma reunião do comité desportivo que acompanha os projectos dos estádios para a CAN 2025 e para o Mundial 2030, presidido pelo chefe do governo marroquino, Aziz Ajanuch.

«O comité tomou nota do progresso dos trabalhos de construção do estádio Hassan II em Benslimane, de acordo com as normas da FIFA, que estará pronto em dezembro de 2027, com vista a acolher os jogos do Campeonato do Mundo de 2030», referiu Aziz Ajanuch.

A infraestrutura é um projeto da empresa de arquitetura Populous terá capacidade para 115 mil espectadores, e está atualmente a ser construído numa área de mais de 100 hectares no meio de uma floresta em Mansouria, na cidade de Bensliman, no norte de Casablanca.

O arquiteto-chefe do estádio Hassan II, Tarik Oualalou apontou a infraestrutura de Marrocos como a mais adequada para acolher a final do Mundial 2030, face aos rivais - Santiago Bernabéu e Camp Nou -, que foram os três estádios aprovados pela FIFA como possíveis locais para o jogo do título.