Há talento nas Distritais e o Rio Ave esteve atento. Naziru Shuabiu é um jovem de 21 anos, natural da Nigéria, que fez a sua estreia no principal escalão do futebol português ao serviço dos vilacondenses este domingo, no triunfo em casa do Moreirense (0-2).

O avançado chegou a Portugal na conclusão da formação e integrou as equipas jovens do Paços de Ferreira, onde apontou 17 golos em 30 jogos nos sub-19 em 2022/23. Na época seguinte, rumou à AR São Martinho, da distrital do Porto.

Acabou por não jogar muito em 2023/24, devido a uma rotura de ligamentos logo no início da época, mas ainda assim estreou-se e apontou dois tentos em sete partidas. No entanto, foi na presente temporada que realmente explodiu.

Após recuperar da grave lesão, o jovem jogador começou a trabalhar ainda antes da época começar - com um personal trainer arranjado pelo clube -, com o objetivo de recuperar o tempo perdido. Não começou a titular, mas cedo conseguiu encarrilhar nas opções de Nélson Silva e os golos apareceram. Foram 12 tentos - e uma assistência - em apenas 18 encontros, o que chamou a atenção do Rio Ave.

É tido como um jogador muito rápido, de ataque à profundidade e de alguma técnica. Ainda assim, faltava-lhe alguma explosão e capacidade de finalização. No São Martinho, sabe o zerozero, treinava essas duas vertentes antes de cada treino. Um exemplo da dedicação e humildade que lhe eram reconhecidas no clube por colegas e treinadores.

No Rio Ave, tem jogado sobretudo na equipa sub-23, onde também já deixou a sua marca (um golo em cinco encontros). Petit valorizou o trabalho do jovem jogador e lançou-o em Moreira de Cónegos este domingo, em mais um passo numa ascensão meteórica.

*com Bernardo Castro