
A equipa do português Nicolau von Rupp e do francês Clement Roseyro conquistou hoje o Nazaré Big Wave Challenge, prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorreu na Praia do Norte e que contou com 18 dos melhores surfistas de ondas gigantes do mundo, divididos em nove equipas.
A dupla luso-francesa somou um total de 37,87 pontos no final das duas sessões da competição, sendo que no final da primeira já lideravam. Roseyro contribuiu com 21,83 pontos, que lhe valeram a conquista do título a nível individual, e Nicolau von Rupp fez 16,04 pontos, o quinto melhor desempenho do dia.
O português conseguiu repetir a proeza alcançada na Nazaré em 2022, quando também festejou o primeiro lugar do pódio, embora na altura acompanhado pelo brasileiro Lucas Chianca. Foi precisamente o seu antigo companheiro, que este ano competiu ao lado do compatriota Pedro Scooby Vianna, quem alcançou o segundo posto, depois de terem sido os primeiros classificados em 2024.
A dupla canarinha encerrou a prova com 35,20 pontos, com Lucas Chumbo a marcar 18,67 (segundo lugar individual) e Scooby 16,53 (quarto posto individual). A fechar o pódio ficou a equipa britânica, com 31,72 pontos, constituída por Andrew Cotton (15,09) e Ben Larg (16,63), com o último a ficar com o bronze a nível individual.
Segundo a organização, estiveram cerca de 50 mil pessoas a assistir ao vivo, num dia com ondas entre os 10 metros e os 12 metros, mas longe do potencial máximo da Nazaré, que já produziu recordes mundiais acima dos 20 metros, quer no masculino, quer no feminino.