Liga dos Campeões, 1.ª jornada: quinta-feira, 19 de setembro de 2024, 17h45

A ANTEVISÃO: ÁGUIAS DESLOCAM-SE AO “INFERNO” DE BELGRADO

O Benfica vai defrontar, esta quinta-feira, o Estrela Vermelha, na Sérvia, num embate que marca a estreia das duas formações na Liga dos Campeões. Com a chegada de Bruno Lage, as águias receberam uma nova roupagem. Como tal, a equipa lusa pretende mostrar que as exibições categóricas vieram para ficar, num embate que se antevê difícil.

No entanto, o segundo teste desta nova era prevê-se bem mais complexo. O conjunto de Belgrado vem de três vitórias consecutivas, sendo a mais recente obtida diante do FK Napredak, a contar para o campeonato (2-0).

No que diz respeito ao onze inicial, Lage não deverá promover qualquer alteração. Aliás, Bruno Lage vai ter pouco tempo para treinar e implementar as suas ideias. Treinou duas vezes com o plantel inteiro, teve jogo, agora treina mais umas quantas, jogo, recuperação, jogo. Por isso, na minha opinião, o melhor que tem a fazer é manter o onze inicial nesta fase e mexer o menos possível até criar rotinas.

Tendo em conta que a aposta no 4-3-3 acabou por correr como esperado no compromisso transato, com Florentino, Kokçu e Benjamín Rollheiser a mostrarem capacidade de dominar o miolo, o técnico português não deverá efetuar alterações. Na frente de ataque, o trio Aktürkoglu-Pavlidis-Di María promete criar transtornos à defensiva contrária, fruto de uma grande mobilidade e liberdade. Destaque, ainda, para Renato Sanches e Tiago Gouveia, que integram o boletim clínico e não opção para o duelo da prova milionária.

Do outro lado, o técnico Vladan Milojevic, poderá mudar a dupla de centrais. Vanga Drkusic e Stefan Lekovic, titulares no mais recente embate, deverão dar lugar a Uros Spajic e Nasser Djiga no onze inicial. Silas Katompa e Peter Olayinka deverão atuar pelos corredores, acompanhados por Bruno Duarte numa zona mais frontal, sendo a principal referência ofensiva da equipa sérvia.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Esta época, o Estrela Vermelha disputou nove jogos, tendo vencido sete, empatado um e perdido outro. Nesse mesmo período, marcou 24 golos e sofreu apenas seis.
  2. Esta temporada, o Benfica realizou cinco jogos, tendo ganho três, empatado um e perdido outro. Nesse mesmo período, marcou nove golos (sendo que quatro foram no último encontro, frente ao Santa Clara) e sofreu quatro.
  3. O Estrela Vermelha perdeu um dos dois jogos no play-off da Liga dos Campeões.
  4. Em toda a história, estas duas equipas apenas se enfrentaram por duas vezes, com uma vitória para cada lado.
  5. No único jogo que o Benfica realizou em Belgrado frente ao Estrela Vermelha, em 1984, perdeu por 3-2.
  6. O Benfica venceu dez dos últimos 24 jogos fora de casa na Europa.
  7. O Benfica venceu três dos cinco jogos na temporada.
  8. O Estrela Vermelha perdeu dois dos sete jogos contra equipas portuguesas.
  9. O Estrela Vermelha sofreu pelo menos dois golos em quatro dos seus últimos cinco jogos em casa na UCL, tendo ganho um desses jogos, empatado dois e perdido outros dois.
  10. O árbitro da partida será o inglês Michael Oliver.

JOGADORES A TER EM CONTA

Bruno Duarte – O ex-avançado do Farense e do Vitória SC transferiu-se neste último mercado para o Estrela Vermelha e, em nove jogos, já leva seis golos e duas assistências. No Vitória, foi muitas vezes “mal-amado”, mas, no Farense, sendo aposta regular de José Mota e à medida que foi ganhando confiança, demonstrou toda a sua qualidade. Não é um avançado muito móvel, mas, isso sim, mais físico, mais estático, que está sempre no sítio certo à hora certa para faturar. A defesa encarnada terá, por isso, de estar muito atenta ao atacante brasileiro.

Kerem Akturkoglu – O internacional turco já começou a conquistar os adeptos encarnados com a sua grande exibição diante do Santa Clara, mas, certamente, terá muito mais para mostrar. Tendo em conta que a sua titularidade é praticamente certa, até porque já está bastante habituado a estes palcos desde os tempos de Galatasaray, as suas investidas pela esquerda com tendência a fletir para o meio poderão ser muito perigosas e umas das principais armas a explorar por parte da equipa de Bruno Lage.

XI´s PROVÁVEIS

Estrela Vermelha: Omri Glazer; Ognjen Mimovic; Urso Spajic; Nasser Djiga; Seol Young-woo; Rade Krunic; Timi Elsnik; Silas Katompa; Mirko Ivanic; Peter Olayinka; Bruno Duarte.

Treinador: Vladan Milojevic

«Tenho orgulho do nosso percurso na Champions e no campeonato. O nosso objetivo foi sempre vencer. É difícil entrar numa competição como a Champions. Por outro lado, sabemos que o formato é novo e, com os jogos de ontem, estamos a começar a entrar numa nova era e tenho muito orgulho por o Estrela Vermelha fazer parte desse novo formato. Sempre quisemos fazer parte dos melhores, é um honra ter equipas tão grandes aqui».

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah; António Silva; Nicolás Otamendi; Álvaro Carreras; Florentino Luís; Orkun Kökçü; Ángel Di María; Benjamín Rollheiser; Kerem Aktürkoglu; Vangelis Pavlidis.

Treinador: Bruno Lage

«As coisas não acontecem sem tempo, e esse tempo será com consolidação de comportamentos. A dinâmica de vitória é muito importante. É com esse espírito que a equipa vai encarar o jogo de amanhã, para dar continuidade ao trabalho».

PREVISÃO DE RESULTADO: Estrela Vermelha 1-2 Benfica