O munícipio neerlandês de Maashorst comunicou que 46 obras de arte, incluindo um retrato da Rainha Beatriz da autoria de Andy Warhol, podem ter sido «acidentalmente» enviadas para o lixo.

«Não é assim que se tratam objetos de valor. Mas aconteceu. Lamentamos isso. É muito provável que as obras tenham sido levadas acidentalmente com o lixo», afirmou Hans van der Pas, presidente da câmara de Maashorst. Um relatório afirmou que «o mais provável é que a falta de instruções sobre registo, armazenamento, conservação e segurança das obras foram fatores que contribuíram» para este desfecho. As obras foram guardadas numa cave durante obras num dos edifícios do município, na zona de Uden.

Ao todo, as 46 peças estavam avaliadas em cerca de 22 mil euros, sendo que o retrato da rainha valia cerca de 15 mil. Trata-se impressão de uma das 16 obras da coleção Rainhas Reinantes de Warhol, composta por quadros das rainhas Beatriz, dos Países Baixos, Isabel II, do Reino Unido, Margarida II, da Dinamarca e Ntombi Twala, da Suazilândia.