Sob o Sporting, paira a sensação de invencibilidade e de superioridade clara e inequívoca. Os jogos vão passando e, com maior ou menor dificuldade, e salvo raras exceções, os leões criam mais do que concretizam e, mesmo assim, ganham com aparente facilidade como se marcar um golo fosse uma mera questão temporal.

É nesta sensação que Rúben Amorim e os seus pupilos se deslocam a Famalicão, um terreno difícil e que, na última época, foi fundamental na candidatura ao título. A turma de Armando Evangelista ainda não perdeu em outubro e quer fazer frente ao Sporting e tombar os leões como, na primeira jornada, fizeram tombar o Benfica. O encontro da nona jornada da Liga Betclic está agendado para este sábado, 26 de outubro, a partir das 20:30.

3 odds para apostar no Famalicão x Sporting na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Famalicão x Sporting

Posicionamento de Zaydou Youssouf: Diante do Rio Ave, no último encontro disputado pelos famalicenses na Primeira Liga, Zaydou Youssouf foi colocado por Armando Evangelista como terceiro médio, jogando à frente do habitual duplo pivô do Famalicão. Gustavo Sá só entrou nos cartuxos finais e, desde então, esteve a recuperar de lesão. Com o internacional português sub-21 em dúvida, Armando Evangelista pode sentir-se tentado em apostar novamente nesta solução. As características do francês casam melhor com um posicionamento mais recuado, vendo o jogo de frente e podendo fazer uso do passe longo.

Jogo entrelinhas do Sporting: O Famalicão é uma equipa capaz de encurtar o espaço entrelinhas, aproximando os médios dos defesas num bloco médio e com variabilidade na altura da pressão. O Sporting terá, naturalmente, mais bola, mas sem Pedro Gonçalves e Marcus Edwards, que estiveram lesionados, teve alguma dificuldade em aproveitar o espaço entrelinhas. O português já regressou, mas ainda com algumas hesitações relacionadas ao estado físico, e Rúben Amorim, que já fez nomes como Conrad Harder, Maxi Araújo, Hidemasa Morita ou Geny Catamo passar pelo lugar, terá de fazer escolhas.

Pressão do Sporting contra a construção do Famalicão: Em Portugal não há muitas equipas que reúnam tanta capacidade de bater pressões na saída de bola como o Famalicão, incomodando adversários e encontrando espaços na pressão para sair. Os desenhos da pressão do Sporting costumam impedir com sucesso a construção adversária e serão novamente testados num contexto em que não é assim tão comum acontecerem. Além dos leões, também famalicenses vão ter uma prova dura diante daquela que é, possivelmente, a equipa com mais capacidade de condicionar o jogo do adversário em Portugal.

3 registos que a história nos dá

  1. Desde que regressou à primeira divisão que o Famalicão conseguiu mais empates ou vitórias (5) que derrotas (4) diante do Sporting.
  2. O Sporting venceu os últimos quatro jogos diante do Famalicão na Liga Betclic pela margem mínima.
  3. A seguir ao Sporting, 100% vitorioso, o Famalicão é uma das três equipas com menos derrotas nesta edição da Liga Betclic. Só por uma ocasião, e já depois dos 90 minutos, é que os famalicenses perderam.

3 jogadores a ter em conta no Famalicão x Sporting

Justin de Haas: O defesa central neerlandês está a ser um dos destaques no Famalicão nesta temporada, agarrando um dos lugares no centro da defesa. Além da capacidade de passe, será testado na velocidade e nos duelos corpo a corpo onde baterá de frente com Viktor Gyokeres, que habitualmente ataca pelo lado esquerdo.

Morten Hjulmand: Não começou a temporada na sua melhor versão, mas o capitão do Sporting já está a 100%. Num meio-campo com três jogadores para duas posições, é fundamental pela capacidade de preenchimento de espaço no momento defensivo, pela liderança que transmite em campo e é o mais capacitado dos médios leoninos no passe longo. É um equilibrador por excelência do jogo leonino.

Francisco Trincão: Está a voar neste arranque de temporada. Quer pela direita, quer jogando à esquerda como substituto de Francisco Trincão, o extremo do Sporting tem cada vez mais influência no jogo dos leões. Tem liberdade para jogar mais por dentro ou mais por fora, consoante os movimentos dos colegas e o posicionamento do adversário e, com a confiança, veio também a influência no último passe ou no remate.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Famalicão: Ivan Zlobin; Lucas Calegari, Enea Mihaj, Justin de Haas, Rodrigo Pinheiro; Tom van de Looi, Mirko Topic, Zaydou Youssouf; Gil Dias, Óscar Aranda, Mario González.

Sporting: Franco Israel; Geny Catamo, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Nuno Santos; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Francisco Trincão, Maxi Araújo, Viktor Gyokeres.

Arbitragem:

  • Árbitro: Fábio Veríssimo
  • Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
  • 4.º árbitro: Miguel Fonseca
  • VAR: Hélder Malheiro
  • AVAR: Gonçalo Freire

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: