Depois da estreia amarga em que uma vitória histórica deu lugar a uma épica reviravolta, o Sporting respondeu e só sabe vencer desde então. Em Portugal ou na Europa, o arranque de época do Sporting está a ser de um domínio e de uma sensação de superioridade que não deixam margem para dúvidas: os leões são favoritos claros e inequívocos a revalidar o título e voltar a levantar o troféu da Liga Betclic.

Juntando as duas edições da competição (a atual e a passada), o desafio do AVS SAD é enorme. O Sporting não só nunca perdeu em Alvalade para o campeonato, como venceu todos os jogos disputados no seu reduto em 2023/24 e 2024/25 nesta competição. Vítor Campelos quer ser David perante um leão insaciável e que não tem perdoado. Sporting e AVS SAD defrontam-se este domingo, 22 de setembro, a partir das 20:30.

3 odds para apostar no Sporting x AVS SAD na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Sporting x AVS SAD

Rotação nos alas: Geny Catamo e Geovany Quenda são os titulares dos corredores do Sporting. A lesão de Nuno Santos, que o afastou dos primeiros jogos da temporada, e a chegada já no decorrer da época de Maxi Araújo aliado à qualidade dos dois alas assim o ditou, mas a entrada em cena da Champions League pode levar a uma maior rotação. A intenção de Rúben Amorim para esta temporada é clara: ter por fora jogadores com capacidade para desequilibrar. Nuno Santos (cruzamento e passe a partir de posições mais recuadas) e Maxi Araújo (técnica em espaços curtos e velocidade em condução) correm para ter mais minutos e podem modificar o perfil do corredor esquerdo dos leões.

Meio-campo do AVS SAD: O funcionamento do meio-campo do AVS SAD ditará a capacidade do clube preencher espaços que o Sporting utiliza. O 4-2-3-1 de Vítor Campelos tem, à partida, duas grandes dúvidas a ser respondidas: são os extremos ou um dos médios a baixar para impedir os leões (que colocam cinco jogadores na última linha) de ganhar vantagem numérica – e que impacto terá esta opção no preenchimento do espaço entrelinhas – e qual a altura do terreno da pressão, tendo em conta que o Sporting tem também utilizado um médio na saída de bola. Muito do momento do AVS SAD em organização defensiva passará por ter estas definições bem consolidadas.

Extremos com características diferentes: Dos dois lados estarão extremos com argumentos diferentes e enquadrados, também, de forma distinta. No Sporting, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão jogam mais por dentro, ocupando o espaço entrelinhas e definindo em espaços curtos. No AVS SAD, John Mercado, Issiaka Kamate e o regressado Vasco Lopes atuam preferencialmente de fora para dentro, recebendo mais abertos e procurando fazer da velocidade e da condução a forma de desequilibrar. Duas maneiras diferentes de ver o jogo, de enquadrar os jogadores nas funções mais adequadas e de retirar dividendos da qualidade do plantel.

3 registos que a história nos dá

  1. Sporting e AVS SAD nunca se defrontaram na história.
  2. O AVS SAD pontuou em todos os jogos em casa nesta época, mas perdeu em todas as deslocações.
  3. O Sporting é a única equipa que só venceu nesta edição da Liga Betclic.

3 jogadores a ter em conta no Sporting x AVS SAD

Zeno Debast: Precisava de um grande momento para recuperar do trauma inicial e das dúvidas e hesitações que daí vieram. Um golo – e que golo – na Champions League na estreia a marcar como sénior é o impulso ideal para o belga se continuar a afirmar em Alvalade. É à direita que terá maior rendimento como central construtor com recursos infinitos no passe. Conseguindo desenvolver aspetos defensivos como o perfilhamento corporal, a orientação dos apoios e a agressividade nos duelos e será central para marcar a próxima década.

Viktor Gyokeres: O Sporting tem um jogo que vai muito para além de Viktor Gyokeres, mas o sueco torna o Sporting muito melhor. Os leões nunca abdicaram de construir curto, de envolver os médios e de subir em bloco, mas com Gyokeres na frente ganham possibilidades de jogar mais longo. O sueco tem atributos para receber, ganhar no físico e esperar pela subida da equipa, para atacar o espaço em condução e na área é intratável.

Guillermo Ochoa: Chegou para ser capitão e dar alma a um AVS SAD que, pela forma como nasceu, está desprovido desta identidade. O guarda-redes mexicano esteve em bom plano na estreia e, para o futebol português, é ótimo verificar que o guardião da cabeleira estilosa e dos reflexos entre os postes não sai de casa só de quatro em quatro anos.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Sporting: Franco Israel; Geovany Quenda, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Nuno Santos; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Viktor Gyokeres.

AVS SAD: Guillermo Ochoa; Fernando Fonseca, Baptiste Roux, Cristian Devenisch, Rafael Rodrigues; Gustavo Assunção, Jaume Grau, Giorgi Aburjania; Lucas Piazón, Issiaka Kamate, Jhon Mercado.

Arbitragem:

  • Árbitro: Ricardo Baixinho
  • Assistentes: Paulo Brás e Diogo Pereira
  • 4.º árbitro: Fá Sanhá
  • VAR: Rui Costa
  • AVAR: João Bessa Silva

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: