A Seleção Nacional de Hóquei em Patins foi e continua a ser uma das principais candidatas aos títulos europeu e mundial. Por isso, o leque de jogadores nacionais é dos melhores do mundo e alguns dos que deram cartas ainda continuam a ser lembrados.
Para recordar alguns destes craques, o Bola na Rede dá destaque os cinco jogadores com mais internacionalizações por Portugal, até final de 2024. Do top 5, há dois atletas ainda em atividade e Gonçalo Alves, também ainda a jogar, está à porta dos cinco mais internacionais.
5. Hélder Nunes
O jogador cedo apareceu na elite do Hóquei em Patins. O atleta que despontou no Futebol Clube do Porto fez a sua estreia ainda com 18 anos, jogando com essa idade o Europeu 2012. A partir dessa competição, marcou presença em todos os grandes torneios por parte da Seleção Nacional. No seu pecúlio, Nunes tem um Mundial e um Europeu, entre outros títulos. Trata-se de um dos pilares de Portugal e tem até, final de 2024, 148 jogos realizados e 150 golos apontados.
4. João Rodrigues
Mais outro jogador do núcleo duro da Seleção Nacional da atual geração. O avançado que se afirmou no Benfica antes de se aventurar pela Catalunha. Para além de ser o quarto mais internacional, com 144 jogos por Portugal, Rodrigues é o quarto melhor marcador de sempre, com 198 golos. Tal como Hélder Nunes, o avançado foi campeão europeu, em 2016, e do Mundo, em 2019.
3. Reinaldo Ventura
O lendário capitão da Seleção Nacional e do FC Porto foi um dos melhores jogadores de Portugal, na primeira e metade inicial da segunda década do século XXI. Ao todo, o avançado fez 186 golos em 156 jogos, uma média de 1,19 golos por jogo. Reinaldo Ventura venceu o Mundial 2003 e o Europeu 2016, antes de se afastar da seleção, no ano seguinte. Ventura representou a equipa das quinas durante 15 anos.
2. António Livramento
Um ou o maior icone português da modalidade. O facto da supertaça nacional ter o seu nome mostra o papel que teve, primeiro, enquanto jogador, e depois, enquanto treinador. Livramento passou a maior parte da carreira no SL Benfica, mas iria terminar o percurso no rinque, ao serviço do Sporting CP. Já na Seleção Nacional, o avançado conquistou seis Taças das Nações, sete Europeus, três Mundiais e, em termos individuais, tem um pecúlio igualmente invejável.
António Livramento é o melhor marcador de sempre da Seleção Nacional, com 425 golos em 209 jogos. Por outras palavras, o craque tem uma média 2,03 golos por jogo. Inacreditável!
1. António Ramalhete
O guarda redes apresenta vários paralelismos com Livramento. Para além do próprio nome e de durante muitos anos partilharem o balneário da Seleção Nacional, Ramalhete e Livramento chegaram a ser colegas no Benfica e, já perto do final das suas carreiras, no Sporting. Em 15 anos ao serviço da equipa das quinas, António Ramalhete cumpriu 220 internacionalizações e conquistou, entre outros títulos, dois Campeonatos do Mundo e cinco Europeus.