Os Comissários de Corrida da FIA decidiram não tomar mais nenhuma ação contra Sergio Perez e Carlos Sainz após a sua dramática colisão no final da corrida no Grande Prémio do Azerbaijão de 2024. O incidente ocorreu durante uma intensa batalha na penúltima volta, onde a manobra malsucedida de Perez sobre Charles Leclerc o deixou exposto a Sainz, resultando na desistência de ambos os pilotos da luta pelo pódio.

Apesar da colisão de alto risco, os Comissários consideraram o incidente como uma situação de corrida, sem que nenhum dos pilotos fosse considerado o principal culpado. O veredicto oficial afirmou:

“À medida que os dois carros se aproximavam da parede à direita na saída da Curva 2, estavam a cerca de 1m de distância. Nenhum dos pilotos conduziu de forma errática, e ambos mantiveram uma linha de direção neutra.”

A revisão dos Comissários destacou que Sainz seguiu a sua linha de corrida típica, embora se tenha afastado ligeiramente da parede, enquanto Perez também se desviou um pouco, mas não exibiu qualquer comportamento incomum. Embora Sainz estivesse à frente e tivesse o direito de seguir a sua linha, o veredicto reconheceu que Perez poderia ter tomado mais medidas para evitar o contacto. No final, ambos os pilotos foram considerados como tendo uma responsabilidade partilhada, e nenhuma penalização foi aplicada.

Verstappen Também Escapa a Penalização Após Violação do VSC

Max Verstappen também foi ilibado de uma potencial penalização após uma investigação a uma infração do Virtual Safety Car (VSC). Após a colisão entre Perez e Sainz ter acionado o VSC, Verstappen foi considerado culpado de ter ultrapassado rivais após a corrida enquanto a cautela ainda estava em vigor, o que é explicitamente proibido pelas regras da F1.

Apesar disso, os Comissários optaram por emitir apenas uma advertência, citando que os pilotos frequentemente se ultrapassam após a bandeira xadrez, mas isso torna-se uma infração quando feito sob condições de VSC. A decisão também teve em conta um incidente semelhante mais cedo na temporada que tinha passado despercebido. Os Comissários emitiram uma advertência final:

“Infrações adicionais podem resultar em penalizações significativas.”

Outros pilotos, incluindo Pierre Gasly, Esteban Ocon e Nico Hulkenberg, foram igualmente advertidos pela mesma infração.

McLaren Multada em €5000 por Infração na Área de Box

As celebrações pós-corrida da McLaren foram ligeiramente ofuscadas por uma multa de €5000 por ter, prematuramente, pessoal e equipamento da equipa na área de box enquanto os carros ainda estavam a entrar nas boxes. Os Comissários classificaram isto como um cenário “potencialmente inseguro” e aplicaram a multa por violação do Artigo 34.13 do Regulamento Desportivo da FIA Fórmula 1.

Em resumo, tanto a Red Bull como a Ferrari conseguiram evitar penalizações significativas, apesar de acidentes e infrações dispendiosos, permitindo que a batalha pelo campeonato continuasse com mínima interrupção à medida que a temporada de 2024 avança.