A Porsche está prestes a completar um feito monumental no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) de 2024, após uma performance estelar nas 6 Horas de Fuji. O lendário construtor alemão está preparado para conquistar todos os títulos disponíveis no WEC, graças a corridas dominantes em várias categorias.
Na classe Hypercar, o Porsche Penske Motorsport 963 de número 6, conduzido por Laurens Vanthoor, Andre Lotterer e Kevin Estre, garantiu uma vitória crucial a partir do quinto lugar na grelha. Esta vitória deu ao trio uma vantagem confortável de 35 pontos na classificação do campeonato, com apenas uma corrida restante, a final no Bahrein, onde estão em jogo 39 pontos. A menos que ocorra um desastre, o título de pilotos é praticamente deles.
Vanthoor expressou a estratégia da equipa, explicando: “No Brasil e na América, jogámos pelo seguro, mas hoje precisávamos de pressionar. As coisas estavam a correr bem e aproveitámos.”
A única peripécia na sua corrida foi um momento fora da pista quando o pé de Estre escorregou devido a um vazamento de líquido de ar condicionado no final da corrida. Apesar disso, a sua performance geral, incluindo uma vitória no Qatar e múltiplos pódios nesta temporada, colocou-os numa posição forte para o título.
Entretanto, o trio de Hypercar da Ferrari, número 50—Miguel Molina, Antonio Fuoco e Nicklas Nielsen—enfrentou uma corrida difícil, terminando em nono lugar. Apesar de liderarem brevemente após uma aposta estratégica nos pneus, a Ferrari teve dificuldades com o ritmo, especialmente após um período de safety car. Com um déficit de 27 pontos no campeonato de construtores, as esperanças da Ferrari estão agora ligadas a um milagre no Bahrein.
O responsável pela resistência da Ferrari, Ferdinando Canizzo, admitiu: “Está tudo acabado, a menos que algo dramático aconteça.”
A Toyota, com o objetivo de uma vitória em casa em Fuji, viu o seu carro nº 7 desistir após Kamui Kobayashi colidir com um Porsche no final da corrida, deixando as suas esperanças de título em frangalhos. A Toyota agora está a 10 pontos da Porsche no campeonato de construtores, um golpe impressionante para uma equipa habituada a dominar.
O Porsche 963 da Hertz Team JOTA, nº 12, também trouxe para casa a Taça do Mundo de Hypercar para equipas privadas, encerrando uma temporada estelar com um quinto lugar em Fuji. O trio da JOTA, composto por Norman Nato, Will Stevens e Callum Ilott, beneficiou da desgraça do Ferrari nº 83 da AF Corse para conquistar o título.
O sucesso da Porsche não se limitou ao Hypercar, uma vez que o nº 92 911 LMGT3 R da Manthey Pure Rxcing garantiu tanto os títulos de equipas como de pilotos em LMGT3. Os pilotos Joel Sturm, Alex Malykhin e Klaus Bachler executaram uma estratégia de corrida brilhante, com Malykhin a realizar longos stints para dar a Bachler pneus novos para um ataque na parte final da corrida. Um safety car perfeitamente cronometrado ajudou a selar o segundo lugar, coroando-os como campeões na sua temporada de estreia.
A dominância da Porsche no WEC este ano tem sido nada menos que espetacular. A vitória no título LMGT3 da Pure Rxcing e a vitória na Taça do Mundo de Hypercar da JOTA estabeleceram as bases para o que pode ser uma histórica varredura completa para a marca alemã.
Com a final do Bahrain à vista, todos os olhos estão postos na Penske e no Porsche nº 6 para terminar o trabalho e cimentar o lugar da Porsche na história do WEC.