A equipa do Montenegro, bronze no Europeu de 2022, é a adversária da Seleção Nacional a caminho do Mundial de andebol de 2025. O sorteio foi hoje realizado em Viena. A primeira mão realiza-se a 9 ou 10 de abril, em Portugal, e a segunda está prevista para 12 ou 13 do mesmo mês.
No Europeu, cuja final de realiza hoje, entre Noruega e Dinamarca, Portugal saiu após a fase de grupos em 22.º lugar enquanto as montenegrinas foram oitavas classificadas.
«Do lote de adversários que nos poderiam calhar neste Play-Off para o mundial, o Montenegro era, em teoria, um dos mais fortes. Esta equipa que nos últimos anos tem lutado pelos lugares de topo do Andebol mundial, apresentou-se durante este europeu renovada, tendo feito alguns resultados interessantes, nomeadamente as vitórias contra Chéquia, Sérvia, Polónia e Roménia, bem como uma derrota tangencial contra a Suécia, alternando com outros jogos em que não foi tão bem sucedida. É um adversário forte que está num patamar um pouco acima do nosso, mas que esperamos poder suplantar. A crescente à dificuldade que a equipa coloca, temos também consciência do que é jogar no seu ambiente, factor que muitas vezes é decisivo nos resultados da sua seleção», considerou o selecionador nacional.
O Mundial de 2025 será disputado de 27 de novembro a 14 de dezembro de 2025, numa organização conjunta de Países Baixos e Alemanha e um total de 32 equipas a competir. A França é a atual campeã em título, depois de ter derrotado a Noruega na final de 2023, em Espanha, ao passo que a Dinamarca garantiu a medalha de bronze.