Portugal venceu fora a Roménia por 34-6, este sábado, e garantiu o primeiro lugar do Grupo B do Rugby Europe Championship 2025 (REC25), resultado que lhe permite disputar as meias-finais em casa, em 1 ou 2 de março. 

Em Botosani, a seleção portuguesa conseguiu mesmo o ponto de bónus ofensivo (diferença de três ou mais ensaios), com cinco ensaios sem resposta, por Raffaele Storti, Luka Begic, Nicolas Martins, Manuel Vareiro e Vasco Baptista. 

Duas transformações e uma penalidade, de Samuel Marques, e mais uma transformação de Manuel Vareiro, fecharam o resultado. 

Os lobos aguardam, agora, pelo desfecho do encontro entre Espanha e Geórgia, no domingo, em Madrid, para conhecer o adversário das meias-finais da competição. Caso a seleção que sair vencedora desse encontro não some ponto de bónus, Portugal assegura mesmo o melhor desempenho da fase de grupos, o que lhe dará o direito a disputar em casa a final, caso se apure, ou o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar. 

A classificação final do REC25 deve determinar o escalonamento no sorteio do Mundial Austrália2027 das quatro seleções europeias apuradas, Portugal, Roménia, Geórgia e Espanha, que se juntam às 12 qualificadas diretamente a partir do França2023: França, Nova Zelândia, Itália, Irlanda, África do Sul, Escócia, País de Gales, Fiji, Austrália, Inglaterra, Argentina e Japão.