O diretor executivo da Premier League, Richard Masters, expressou preocupação com a saúde dos jogadores do Manchester City e do Chelsea devido à sua participação no novo Mundial de Clubes da FIFA, que se realizará em junho e julho nos Estados Unidos. O torneio contará com 32 equipas, o que significa que os finalistas terão sete jogos adicionais num período em que os jogadores normalmente estariam de férias. «As ligas nacionais e os sindicatos dos jogadores não estão satisfeitos com as decisões que estão a ser tomadas a nível global», afirmou Masters à Sky Sports.

«Vemos que se aproxima o Mundial de Clubes da FIFA e que terá impacto na Premier League. Se o Manchester City ou o Chelsea chegarem à final, isso significa que terão um jogo apenas quatro semanas antes do início planeado da nova época. De acordo com o nosso Acordo Coletivo de Trabalho, os futebolistas devem ter pelo menos três semanas de descanso. Penso que este é um calendário muito difícil de concretizar e acredito que se as ligas e os sindicatos tivessem sido consultados sobre a realização destes torneios, teríamos chegado a melhores soluções», afirmou Masters.

A nova época da Premier League deverá começar a 16 de agosto, enquanto a final do torneio da FIFA está marcada para 13 de julho.