Apesar de ter estar a cumprir a quarta temporada consecutiva com as cores do FC Porto, Wendell perdeu espaço nas escolhas de Vítor Bruno, sendo um dos jogadores com mais mercado, sobretudo no futebol brasileiro, tendo sido apontado com regularidade a diversos emblemas.

Depois do Cruzeiro, foi a vez do São Paulo aparecer associado ao internacional esquerdo brasileiro. Em declarações aos jornalistas brasileiros, Julio Casares, presidente do clube, fez um ponto de situação relativamente ao lateral que conta apenas com 65 minutos somados nesta temporada.

«Sempre gostei do Wendell, toda a gente da direção gosta. Eu conheci-o na Copa América, troquei algumas palavras com ele. Senti que, se vier ao Brasil, terá muito interesse em ingressar no São Paulo. Se ele tiver outra proposta, mas de campeonatos europeus, vai pesar na decisão. Estamos a conversar», começou por afirmar.

«O nosso diálogo ainda não chegou a outra fase, mais concretamente com uma proposta. Os negócios só ficam fechados quando estiver tudo apalavrado e assinado», acrescentou o dirigente relativamente ao jogador que saiu do Brasil em 2014/2015, depois de ter aceite o convite para ingressar no Bayer Leverkusen. Antes disso, deu nas vistas no Grêmio.