Questionado sobre a controversa regra da pressão mínima dos pneus no MotoGP, Luca Marini partilhou a sua visão técnica sobre o tema, explicando as complexidades do comportamento dos pneus Michelin nas motos atuais e considerando que, embora necessária por razões de segurança, a penalização aplicada é demasiado severa.

‘Não. Mas se existe uma regra por razão de segurança, a decisão deve ser tomada pela Michelin. Isto é certamente a coisa correta. O principal tema é perceber se isto é uma razão de segurança, mas se eles dizem que sim, nós concordamos. Nós não temos as ferramentas para verificar estas coisas. Então aceitamos e tentamos fazer o nosso melhor’, começou por explicar piloto da Honda HRC Castrol.

O italiano demonstrou um profundo conhecimento técnico ao abordar o tema: ‘Conhecemos o intervalo de pressão do pneu em que o pneu está a trabalhar no seu melhor desempenho, por isso tentamos sempre manter-nos lá. E às vezes podemos ir para baixo. Isto é verdade e é um problema que temos nesta nova era de MotoGP, em que a variação da pressão do pneu se estás sozinho ou com outros é enorme’.

‘Não sei se é a característica dos pneus ou porque estes pneus estão aqui há muitos anos e este problema de pressão de pneus estava apenas nos últimos anos, ou talvez seja com a aerodinâmica e tudo na potência e nos tempos de volta que estamos a fazer, portanto, que estamos a colocar nos pneus é bastante’, continuou o piloto italiano.

‘Por isso, acho que precisamos de gerir esta situação até 2027. Ficaremos assim. Esta é a realidade’, concluiu Marini sobre a regulamentação atual, antes de ser questionado especificamente sobre as penalizações.

Quanto às sanções aplicadas por incumprimento da regra, Marini foi categórico: ‘É um pouco exagerado. É um pouco exagerado porque como piloto sei muito bem que não tens qualquer vantagem em ter a pressão baixa. Tens desvantagem se a tua pressão for alta. Oh, sim. Isto é verdade. Se passares de 2.2, a corrida está quase acabada, mas ir mais baixo não é um benefício assim tão grande. É apenas para prevenir que não vá tão alto. Então a penalização é bastante forte, bastante forte na minha opinião’.