Liga dos Campeões, 4.ª jornada: quarta-feira, 6 de novembro de 2024, 20h00
A ANTEVISÃO: ÁGUIAS COM MISSÃO DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL, PELA FRENTE
De regresso à liga milionária, o Benfica terá a árdua tarefa de se deslocar ao terreno do Bayern Munique – equipa de má memória para as águias ao longo de toda a sua história.
Depois do desaire caseiro diante do Feyenoord, os comandados de Bruno Lage venceram os três jogos que disputaram, regressando à boa forma inicial apresentada desde a chegada do técnico. Aliás, nos dez jogos com Lage ao leme, essa é o único resultado que não foi vitorioso da equipa da Luz.
Do outro lado está o todo-poderoso Bayern, este ano orientado pelo ex-jogador Vincent Kompany. Depois da perda da hegemonia do futebol alemão para o Bayer Leverkusen na temporada passada, a equipa bávara teve um começo promissor na temporada, mas as recentes derrotas europeias diante de Aston Villa e Barcelona geram algumas dúvidas na formação mais titulada do futebol germânico.
Olhando para o histórico entre as duas equipas, as águias não têm nenhum motivo para sorrir. Em doze jogos disputados, o Benfica nunca conseguiu vencer o Bayern. Os três empates – todos eles na Luz -, esbarram sempre no habitual pesadelo de ir à Alemanha.
Relativamente aos onzes iniciais, sem Alexander Bah, que não viajou por lesão, a solução para a lateral direita benfiquista poderá passar por Tomás Araújo. Lage descartou a opção Aursnes, Kaboré não tem dado garantias e a outra opção é Leandro Santos, que ainda não se estreou pelas águias. De resto, António Silva deverá fazer parceria com Otamendi no eixo da defesa, e essa deverá ser mesmo a única alteração, neste caso forçada pela lesão de Bah, em relação ao onze que começou o jogo diante do Farense, no Algarve.
Já no Bayern, não devem existir muitas mexidas em relação ao último jogo. Sem laterais direitos disponíveis, a solução pode voltar a passar pelo português Raphael Guerreiro. Kimmich e Palhinha deverão ser os donos do meio-campo, guardando as costas dos vertiginosos da frente. Musiala, Coman, Olise e Sané: entre estes quatro, jogarão apenas três, pois o lugar ao centro do ataque estará entregue a Harry Kane, mas acredito que o último mencionado deverá ser o “sacrificado” a ficar no banco, devendo, posteriormente, entrar no decorrer do jogo, mediante o estado técnico-estratégico do mesmo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Esta época, em 14 jogos, o Bayern Munique contabiliza dez vitórias, dois empates e duas derrotas.
- No mesmo período, os bávaros marcaram 50 golos e sofreram 14.
- O Bayern vem de uma série de três vitórias consecutivas.
- Esta temporada, também em 14 partidas, o Benfica contabiliza 11 vitórias, um empate e duas derrotas.
- No total destes 14 encontros, os encarnados marcaram 36 golos e sofreram apenas dez.
- A equipa de Bruno Lage também vem de três triunfos consecutivos, sendo que venceu nove dos últimos dez jogos.
- No histórico de confrontos entre estas duas equipas, os bávaros levam vantagem: em dez partidas, sete vitórias para os germânicos, três empates e nenhuma vitória para a formação portuguesa.
- Nesses mesmos dez encontros, o gigante alemão marcou 28 golos, enquanto o Benfica apenas marcou por sete vezes.
- O último encontro realizado entre ambas as equipas, realizado a 2 de novembro de 2022, o Bayern Munique goleou por 5-2. Na altura, Julian Nagelsmann era o técnico dos alemães, enquanto Jorge Jesus ainda era o treinador das águias.
- O árbitro do encontro será o italiano Davide Massa.
JOGADORES A TER EM CONTA
Jamal Musiala – O criativo alemão é, no meio de uma equipa recheada de craques, também ele um craque por natureza, pelo que o Benfica terá de ter muita atenção às suas movimentações, nomeadamente às permutas posicionais que poderá realizar com os extremos que estarão em campo. Jogando atrás de Harry Kane, também será preciso ter em atenção ao jogo entrelinhas, sendo que, muito provavelmente, terá atrás de si um duplo-pivot, com João Palhinha e Joshua Kimmich, dois “monstros” da marcação defensiva, pelo que Musiala poderá ter maior liberdade de movimentos na frente de ataque.
Kerem Akturkoglu – O internacional turco já conquistou praticamente por completo todos os corações dos adeptos encarnados, mas não quererá, certamente, ficar por aqui. É verdade que no último jogo, diante do Farense, não marcou, mas realizou duas assistências que foram cruciais no desfecho do jogo e no resultado final. Aliás, foi eleito o melhor avançado da liga nos meses de setembro e outubro, o que não aconteceu, como é óbvio, por obra do acaso. Assim, num jogo em que o Benfica poderá procurar mais o jogo entrelinhas e, quiçá, as saídas rápidas para o ataque, Akturkoglu tem todas as condições para ser uma peça-chave no jogo da equipa de Bruno Lage.
XI´s PROVÁVEIS
Bayern Munique: Manuel Neuer; Raphael Guerreiro; Dayot Upamecano; Kim Min-Jae; Alphonso Davies; Joshua Kimmich; João Palhinha; Michael Olise; Jamal Musiala; Kingsley Coman; Harry Kane
Treinador: Vincent Kompany
«No Bayern Munique há sempre pressão. Estou focado no jogo, não naquilo que o rodeia. A minha missão é vencer todos os jogos, embora este nem seja decisivo devido ao novo formato da Champions. Claro que há a pressão de terminar no top-8, mas o jogo de quarta-feira não vai definir se nos apuramos ou somos eliminados. No entanto, o objetivo é ganhar, claro».
Benfica: Anatoliy Trubin; Tomás Araújo; António Silva; Nicolás Otamendi; Álvaro Carreras; Florentino Luís; Fredrik Aursnes; Ángel Di María; Orkun Kokçu; Kerem Akturkoglu; Vangelis Pavlidis.
Treinador: Bruno Lage
«Um adversário difícil. É uma equipa muito competente, mas acho que eles olham para nós dessa forma. Vai ser um jogo interessante, muito competitivo e de grau de dificuldade elevado».
PREVISÃO DE RESULTADO: Bayern Munique 3-2 Benfica