A contratação surpreendente de Martín Anselmi deixou dúvidas sobre o perfil do treinador argentino. Por isso, o Bola na Rede entrou em contacto com o jornalista mexicano, Javier Cardoso.
Para analisar a contratação de Martín Anselmi, o Bola na Rede falou com o jornalista mexicano do AS México, Javier Cardoso. Face a algum desconhecimento em relação ao técnico argentino, o nosso site tentou saber mais sobre o treinador e obteve as seguintes referências sobre o futuro timoneiro do FC Porto:
«É uma opção muito boa, é jovem e tem uma gestão muito boa dos meios de comunicação social, o seu sistema de jogo devolveu imediatamente o Cruz Azul aos lugares cimeiros, levou-os a uma final no primeiro torneio, no segundo levou-os a um recorde de 42 pontos em 17 jogos, algo que nunca tinha acontecido na Liga MX».
Sobre o sistema tático preferencial de Martín Anselmi, a escolha recai, por norma, num 3-5-2:
«Três defesas centrais e, por vezes, um deles é um médio de recuperação, cinco médios, um à esquerda, um à direita e os outros três vão a todo o lado. Depois dos dois médios ofensivos, que costumam ser rápidos, um jogador é um avançado centro fixo e o outro está normalmente atrás do avançado centro», explicou.
Javier Cardoso explicou também qual a ideia de jogo preferencial de Martín Anselmi:
«A sua ideia de jogo é ter o controlo da bola durante mais tempo. Gosta de começar com a bola controlada e normalmente a equipa termina a jogada com um remate à baliza. É um sistema de pressão na saída da equipa adversária. Trabalhou muito bem na equipa».
O técnico argentino é também conhecido no México pela recorrente aposta em jovens jogadores:
«O treinador recorreu ao México para procurar jovens jogadores e levou-os a um bom processo, se é que aposta no trabalho interno. Pode ser que encontre um bom projeto em que possa dar resultados, é um treinador interessante que ganhou três troféus no Equador: Uma Supertaça, uma Taça Sul-Americana e uma Recopa Sul-Americana».
Face à exigência ao nível da comunicação, o Bola na Rede também procurou saber como é que Martín Anselmi trabalha esta vertente e esta foi a resposta:
«Em termos de comunicação, ele é um cavalheiro. Eu próprio estive numa situação em que ele não percebeu uma pergunta minha e acabou por vir ter comigo para me pedir desculpa, nunca se zangou e veio ter comigo para pedir desculpa pelo seu erro. Aconteceu-me o mesmo com Fernando Gago [treinador do Boca Juniors] e ele foi muito grosseiro comigo. Mas o Martín Anselmi é interessante, ele é autêntico, frontal e sabe trabalhar bem com os meios de comunicação. Parece-me que tem o perfil ideal para o FC Porto, restando a dúvida de que no México a sua equipa Cruz Azul jogou bem, mas não ganhou nada».
Martín Anselmi deixou ainda sugestões de jogadores que o FC Porto poderá procurar no México e que podem ser do agrado do treinador de 39 anos:
«No Cruz Azul há muitos elementos que podem reforçar o FC Porto. Há jogadores de qualidade como o guarda-redes Kevin Mier, o médio argentino Carlos Rodolfo Rotondi, o Carlos Rodriguez é um jogador muito bom da seleção mexicana, Pessoalmente, acho que ele tem um rendimento melhor até do que Stephen Eustáquio e há um jogador que não é muito popular, mas muitas vezes foi o capitão, Ignacio Rivero. Ele é uruguaio e pode jogar em qualquer lugar do campo, pode jogar na defesa, no meio-campo e às vezes marca golos, especialmente em jogos importantes. Este jogador está presente e não desaparece».
Martín Anselmi está fechado no FC Porto e deve custar três milhões de euros aos cofres azuis e brancos. Apesar das boas referências, Javier Cardoso alertou para o facto de Martín Anselmi deixar o Cruz Azul com apenas uma vitória nos últimos oito jogos oficiais.