A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) acolheu na quinta-feira um evento dedicado à 'Saúde Mental, Estigma e Resiliência, no Auditório Alberto Amaral, numa iniciativa inserida nas comemorações do 50.º aniversário da FADEUP, que contou com grandes figuras do desporto português, nomeadamente Rosa Mota, que recentemente esteve hospitalizada.

A sessão contou ainda com a presença dos atletas olímpicos Carlos Lopes, Vanessa Fernandes, do treinador Renato Kobayashi e do professor universitário José Vasconcelos Raposo, que apresentaram as suas experiências e perspetivas sobre o tema. A assistir, na plateia, esteve a campeã olímpica Rosa Mota e o medalhado de prata nos Jogos Olímpicos de Londres'2012, Emanuel Silva.

Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, também marcou presença. "Uma coisa são os problemas causados por situações da vida pessoal, familiar, etc, e que podem ter implicações na carreira desportiva; outra coisa são os problemas causados pelo defraudar das expetativas quanto a resultados desportivos. Existe necessidade de atuar em dois níveis. No suporte a quem já sofre de problemas de saúde e aqui os treinadores e as equipas multidisciplinares de apoio desempenham um papel crucial, em que a formação é fundamental; e também na prevenção tendo de ser repensados os calendários competitivos, pesando a sobrecarga de competições com os interesses comerciais", discursou.