A Missão Portuguesa aos Jogos da CPLP 2025 será chefiada por Rui Bragança, médico e atleta olímpico de Taekwondo que representou Portugal em dois Jogos Olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), tendo sido vice-campeão-Campeão do Mundo em 2011 e Bicampeão da Europa, em 2014 e 2016, entre outros títulos, anunciou esta Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

O evento decorrerá entre 17 e 27 de julho de 2025 em Díli, Timor-Leste, reunindo jovens atletas das nações lusófonas para uma celebração do desporto. Provas de atletismo, basquetebol, futebol, voleibol de praia, taekwondo, ténis, xadrez e karaté vão-se disputar no escalão de sub17 e o atletismo adaptado em sub20.

A escolha de Rui Bragança reflete a sua trajetória de excelência no Desporto, bem como a sua carreira enquanto médico no pós-carreira de desportista de alta competição. Atualmente a exercer funções no serviço de urgência de trauma no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, Rui Bragança destaca que "é uma honra e uma responsabilidade enorme fazer parte desta comitiva". "Nunca tinha pensado em assumir este tipo de funções e foi com grande surpresa que recebi o convite. Acho que vai ser uma ótima experiência e uma oportunidade de devolver ao Desporto português um bocadinho do que fizeram por mim", conclui o ex-atleta sobre este seu novo desafio.

Já para Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), "Rui Bragança representa o protótipo de atleta de referência, pelo seu percurso desportivo de excelência, conciliado com uma carreira escolar e académica também ela de enaltecer". "Médico de profissão, o Rui representa, junto dos mais novos, a ambição, a excelência e a superação, valores que devem nortear a vida de qualquer jovem que ambicione chegar ao topo no Desporto", concluiu. 

A CDP é uma das instituições do Desporto português que estará representada, entre os próximos dias 23 de fevereiro e 1 de março, em Timor-Leste para fazer uma visita de avaliação das condições logísticas e infraestruturais no terreno, uma iniciativa no âmbito do programa de preparação da participação portuguesa. 

Em representação da CDP na comitiva portuguesa estará Joana Cunha, ex-atleta de Taekwondo, que será adjunta do Chefe de Missão. Joana Cunha foi atleta de alto rendimento durante dez anos e esteve integrada em dois projetos olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), foi Campeã da Europa Sub-21 (2014), medalha de prata nas Universíadas (2015) e subiu ao pódio em várias competições internacionais. É licenciada em Gestão e mestre em Engenharia Industrial com especialização em logística e distribuição pela Universidade do Minho.

Nesta deslocação a Timor-Leste, Joana Cunha será acompanhada por Marco Ferreira, assessor de comunicação da Missão Portuguesa aos Jogos da CPLP.