Manuel Sérgio, professor universitário, filósofo, pensador do desporto e ex-deputado da Assembleia da República, morreu, esta quarta-feira, em Lisboa, a dois meses de completar 92 anos.

Algumas personalidades do desporto português já reagiram à sua morte, incluindo Rui Vitória e José Peseiro, que foram alunos seus e que deixaram uma mensagem de despedida para o seu antigo professor, nas redes sociais.

Na sua publicação, o atual treinador do Panathinaikos deixou uma foto de ambos quando ainda era selecionador do Egipto. Manuel Sérgio segurava a camisola de Mohamed Salah, presente do professor, enquanto Rui Vitória mostrava uma da Puma, ambas com uma dedicatória especial para o outro.

«É com profunda tristeza que vejo o Professor Manuel Sérgio partir. Um amigo que recordarei para sempre pela sua forma de ser e por todos os ensinamentos que contribuíram para o meu percurso. Foi um privilégio, Professor. Que descanse em paz», escreveu o treinador de 54 anos.

Já Peseiro, novo técnico do Zamalek, foi mais extenso do que o seu compatriota: «Até sempre, Professor Manuel Sérgio! Mente absolutamente brilhante, pessoa fascinante e exemplo para qualquer um de nós. Filósofo, pensador, deputado, professor universitário, e muito mais, áreas de trabalho que por si só demonstram a capacidade fora do comum do Professor Manuel Sérgio. Tive a enorme honra e privilégio de ter sido meu professor, mentor e amigo e tal como fez comigo, com qualquer pessoa sempre teve o dom de transmitir a mensagem, inspirar, cativar, ser próximo. Envio as minhas mais sinceras condolências à família, e desejo que descanse em paz, Professor Manuel Sérgio. Nenhum mestre morre enquanto os seus ensinamentos perduram para sempre!»