O campeão da NASCAR, Ryan Blaney, está a instar o organismo regulador do desporto a priorizar a segurança dos pilotos, implementando alterações no carro Next-Gen, citando as suas próprias experiências recentes com acidentes de alta intensidade. Esta temporada tem sido particularmente dura para Blaney, que sofreu múltiplos acidentes que resultaram em contusões e danos no seu Ford nº 12, colocando as suas esperanças de chegar ao campeonato em risco e deixando-o numa situação em que precisa de vencer.

O piloto da Penske planeia levar as suas preocupações à NASCAR na pré-temporada, pressionando por ajustes que possam limitar o impacto que os pilotos absorvem em colisões laterais. Refletindo sobre o seu recente acidente em Las Vegas, Blaney enfatizou que a NASCAR já fez progressos notáveis na segurança de impactos frontais e traseiros, mas a proteção contra impactos laterais agora precisa de atenção.

“Acho definitivamente que mudanças precisam ser feitas,” disse Blaney. “É algo que podemos discutir durante a pré-temporada com a NASCAR, e eu planeio fazer isso.”

Blaney elogiou as recentes melhorias de segurança da NASCAR, mas sublinhou a necessidade de uma evolução contínua. “Eles fizeram um trabalho muito bom com impactos frontais e traseiros,” explicou. “Eu senti muitos impactos fortes, e as atualizações melhoraram as coisas. Mas esse foi o meu primeiro grande impacto lateral, e é uma área em que precisamos focar a seguir.”

Apesar dos seus contratempos, Blaney assegurou aos fãs que está a aguentar-se bem fisicamente, creditando os esforços da sua equipa para manter o seu carro o mais seguro possível. No entanto, com as suas esperanças de campeonato agora dependentes de desempenhos agressivos nas próximas corridas, Blaney enfrenta um delicado equilíbrio entre lutar pela vitória e evitar riscos adicionais.

À medida que a NASCAR se prepara para a pré-temporada, o apelo de Blaney por melhorias em segurança destaca uma discussão mais ampla em torno das melhorias nos carros Next-Gen, com possíveis alterações no horizonte que podem proteger os pilotos e melhorar a competição nas próximas temporadas.