
De volta à distância rainha depois de Valência (abandonou pouco depois dos 30 km), o português Samuel Barata vai alinhar este domingo à partida da Maratona de Roterdão (9h00 de Lisboa) com objetivos bem definidos.
"Vou dar o meu melhor. Vou tentar fazer um resultado no top-10. Tentar ir num segundo ou terceiro grupo, para correr entre 2:07 e 2:08. Seria um resultado interessante. Fazer recorde pessoal, segunda ou terceira melhor marca. Mas o meu objetivo é carimbar a presença no Mundial de Tóquio. Apesar de estar dentro no ranking, quero reforçar a posição e uma marca a rondar as 2:07 faria todo o sentido para isso. Mas é uma maratona, podem acontecer várias coisas. O tempo não vai estar 'super', vai estar chuva e vento, mas a prova é das mais rápidas do Mundo. Treinei bem, fiz o trabalho de casa", disse-nos o atleta do Benfica, de 31 anos.
Com 2:07:35 de recorde pessoal, feitos em Valência 2023, Samuel Barata é o terceiro melhor português de sempre na maratona. Este ano correu na EDP Meia Maratona de Lisboa em 1:01:10, a sua segunda melhor marca na distância e o melhor registo (legal) de sempre de um português em solo nacional.